Foi com muita alegria e emoção a posse simbólica dos 18 novos auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). A cerimônia contou com a presença de amigos e familiares dos novos auditores, além dos conselheiros e representantes do Ministério Público de Contas (MPC) e de servidores do TCE-ES.
A oradora da turma foi a auditora Amanda Freitas Santos, natural do Rio de Janeiro. Ela destacou as dificuldades enfrentadas pelos concurseiros até a nomeação e a emoção em passar a fazer parte da equipe do TCE-ES.
“A verdade é que, quando escolhemos esse caminho, imaginamos que não será simples, mas só durante o percurso percebemos o quanto, de fato, é difícil. E toda essa escolha é feita com um propósito: o de chegar até aqui, onde estamos hoje. Por isso, este momento é emocionante. Pois nós, os novos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo que hoje tomam posse, sonhamos muito com isso ao longo de nossa jornada”, disse Amanda realizada.
Em seu discurso, a oradora da turma ressaltou a importância do Controle Externo. “Ao fiscalizarmos uma escola municipal, por exemplo, estamos preocupados com a educação daquelas crianças, que são uma geração capaz de mudar a sociedade. Ao auditar um fundo de previdência, queremos que todos tenham direito às suas aposentadorias e às suas pensões, quando o momento de recebê-las chegar. Ao analisar contratos que não seguiram corretamente a legislação, queremos nos precaver que não há desperdício de dinheiro público, dinheiro esse que poderia ser melhor gasto com a saúde da população. Por isso, o foco aqui são vidas. Queremos sempre melhorar o serviço público, para melhorar a vida da sociedade”.
Ao final, ela convidou os demais colegas para, juntos, realizarem o juramento.
Compuseram a mesa de honra os conselheiros Rodrigo Chamoun, Sérgio Aboudib, Carlos Ranna, Sérgio Borges, Luiz Carlos Ciciliotti, e o conselheiro substituto Marco Antônio da Silva. O representante do MPC foi o procurador Luciano Vieira.
Também participaram da mesa os secretários-gerais Donato Volkers Moutinho, de Controle Externo; Odilson Barbosa Junior, das Sessões; Klayson Bonato, de Tecnologia da Informação; Arinélia Oliveira Aguiar, Administrativa e Financeira; além da chefe de gabinete da Presidência, Leila Alves Martins; e do chefe da Escola de Contas, Fábio Vargas Souza.
Boas-vindas
Durante a cerimônia, o presidente do TCE-ES, conselheiro Rodrigo Chamoun, contou pequenas histórias de cada um dos aprovados, lembrando a importância da família e da dedicação que cada um teve. Para exemplificar a importância do Tribunal, Chamoun contou uma história pessoal.
“Em janeiro passei por um momento difícil. Numa noite, por volta de 23h, minha filha começou a se contorcer na cama. Gritava de dor. Na hora fiquei meio tonto, mas fomos para o hospital. Um hospital particular aqui da cidade”, iniciou.
“Chegando lá, fomos prontamente atendidos e minha filha medicada. Mas aí comecei a pensar em outras pessoas. Será que se a pessoa não tivesse um carro, ela chegaria rápido no hospital? Provavelmente não. Se fosse um hospital público, o atendimento seria igual? Possivelmente não”, prosseguiu Chamoun.
“E aí que entra a importância do Tribunal. Nosso trabalho é fundamental para que as pessoas tenham condições iguais. O Estado precisa atuar para diminuir a distância entre as pessoas e prestar um serviço de qualidade, principalmente nos momentos de maior aflição”, destacou o presidente do TCE-ES.
“Nosso papel é não deixar ninguém para trás. Vocês atuarão no controle do setor público – um dever complexo e que testa os limites. Venham com entusiasmo porque o nosso time está de braços abertos para recebê-los”, concluiu Chamoun.
Donato também destacou as funções dos auditores e ressaltou a fundamental utilização da tecnologia no dia a dia de trabalho. “O Tribunal precisa se apropriar dos avanços tecnológicos, aproveitando de forma eficaz as oportunidades deles decorrentes para aperfeiçoar as ações de controle externo. Para isso, os auditores precisam se adaptar à era da ‘big data’, ser capazes de trabalhar com análise de dados, ferramentas de inteligência artificial e métodos avançados de análise quantitativa e qualitativa, ampliando a produtividade das fiscalizações e a relevância de seus resultados”, disse.
“Parabenizo os novos auditores de controle externo por terem chegado até aqui e desejo a todos vocês calorosas boas-vindas e um caminho repleto de realizações dentro desta instituição. Acredito firmemente que desempenharão um papel crucial na proteção dos recursos públicos e no fortalecimento da confiança da sociedade na administração pública capixaba”, concluiu Donato.
Veja quem são os novos auditores e suas áreas de atuação:
Auditoria Governamental
Adriano Lucas Machado Correa Schulz E Silva
Ciências Atuariais
Daniel Mello Pinho
Amanda Freitas Santos
Ciências Contábeis
Patrick Zanoni
Guilherme Luna Da Silva Brumatti
Igor Rafael De Oliveira
Ciências Econômicas
Felipe Dos Anjos Vieira Ferreira
Direito
Thiago Castro Chiabai
Cezar Henrique Alamini Filho
Engenharia Civil
Alan Barbosa Costa
Estatística
Felipe Fonseca Salerno
Tecnologia Da Informação
Arthur Felipe De Freitas Domingues
Lauro Alves De Carvalho
Vicente Bissoli Sessa
Arthur Antonio Barbosa Soares Junior
Rodrigo Reis Lobo De Rezende
Lucas Matias Caetano
Josué Gomes Pereira
O concurso
O certame de auditor de controle externo do TCE-ES teve como banca organizadora a Fundação Getúlio Vargas (FGV), teve edital publicado no final de setembro de 2022, com inscrições abertas até dezembro. Em fevereiro de 2023, os candidatos passaram por três etapas de avaliação: prova objetiva, prova discursiva e avaliação de títulos.
As vagas foram distribuídas entre as oito áreas do conhecimento: Auditoria Governamental, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia Civil, Estatística e Tecnologia da Informação.
Ao todo, mais de 3,9 mil pessoas se inscreveram. O prazo de validade do concurso é de 24 meses, contados da data da publicação da homologação do resultado final do concurso no Diário Oficial Eletrônico do TCE-ES – realizada no dia 19 de junho –, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
(Clique na foto para ampliar)
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866