Conselheiros e servidores do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) estão em Natal para participar do Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (ENCCO), evento que é realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte.
O conselheiro do TCE-ES Domingos Taufner irá palestrar em dois momentos, nos dias 12 e 13, sobre os assuntos “Semear Cidadania” e “Cartilha sobre impactos da LGPD X LAI nas atividades da Ouvidoria”.
Já o conselheiro Rodrigo Coelho será mediador em uma das mesas de discussões que acontecerá durante o evento, de tema “A Transição de ‘Órgão de Controle Interno’ para ‘Auditoria Interna’: a experiência do TCU”, apresentada pelo Secretário de Auditoria Interna do Tribunal de Contas da União, Edison Franklin Almeida, na tarde de terça (12).
No dia 13, a Auditora de Controle Externo do TCE-ES Andréa Norbim Beconha falará no “GT – Monitoramento de Desempenho – MMD/QATC: Apresentação de diagnóstico”, juntamente com o conselheiro Gilberto Jales, presidente do TCE-RN.
Também estão em Natal para participar do ENCCO os servidores Patrícia Paris, William Meira, Rodrigo Lamari, Eliane Cabrini, Patrícia de Barros Rezende, Juçara Ribeiro e Alexsander Binda.
Orientações para a construção do Plano Anual de Correições
Nesta segunda (11), o auditor do TCE-ES Rodrigo Lamari apresentou aos presentes no evento a palestra “Orientações para a construção do Plano Anual de Correições”, respondendo as principais dúvidas em relação à construção de Planos, com base em meses de pesquisas realizadas junto a um grupo de discussões o qual ele faz parte.
“Meu grupo de discussão, reunindo os servidores mencionados no documento, se reuniu diversas vezes até chegarmos a esse guia de Orientações para a Construção de Planos Anuais de Correições. Foi um trabalho muito interessante, de troca de experiências com os diversos Tribunais de Contas do Brasil”, declarou Rodrigo.
Muito embora não haja obrigatoriedade na maioria das leis orgânicas e regimentos internos dos Tribunais de Contas, a elaboração de planos anuais de correição é uma boa prática alinhada as melhores técnicas de estratégia, governança e gestão.
O processo de elaboração de um Plano Anual envolve etapas sucessivas de tomada de decisões para se selecionar ações realizáveis no prazo previsto. E é justamente a apresentação de metodologias para as várias etapas de seleção de objetivos, temas, objetos e escopo de correições é que se debruça o trabalho apresentado.
O evento
O ENCCO 2023 tem como tema “Ética, Participação e Controle” e tem como objetivo fomentar e disseminar o conhecimento nas áreas de Corregedoria, Ouvidoria e Controle Interno dos Tribunais de Contas do país, promovendo o compartilhamento de ideias, informações e experiências, na busca pelo aprimoramento e fortalecimento destas unidades e, com isso, a melhoria crescente e contínua dos resultados efetivos dos Tribunais de Contas.
Coordenado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), e com o apoio de todos os institutos do sistema de controle externo do Brasil, como Atricon, CNPTC e Abracom, ele congrega conselheiros e servidores das Corregedorias, Ouvidorias e dos Controles Internos dos Tribunais de Contas de todo o Brasil anualmente para discutir temas relacionados ao Controle Interno das instituições.
O evento também será transmitido no Youtube do TCE-RN. Confira a programação completa aqui.
Veja fotos dos servidores no Encontro:
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866