Voltado para a capacitação de servidores, o Encontro de Formação em Controle (Enfoc) apresenta o curso Reconhecimento patrimonial dos Créditos Tributários a Receber, da Dívida Ativa e dos Ajustes para Perdas Estimadas.
O público-alvo são os servidores que atuam na Contabilidade Municipal e no Controle Interno, secretários Municipais de Finanças e demais responsáveis pelas atividades inerentes à arrecadação municipal. Na modalidade exposição interativa-explicativa e com carga horária de 4 horas/aula, o curso inédito está sendo ministrado por Cesar Douglas de Lima Gozzoli.
Gozolli é formado em economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e em ciências contábeis pelo Centro Universitário Claritiano. Após a formação, atuou inicialmente como trainee do Banco Real e em 1998 foi aprovado em concurso público como auditor de Controle Externo. Atualmente, ele atua como coordenador do Núcleo de Controle Externo de Auditorias e Gestão Fiscal (NGF) do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES).
O que esperar do curso
Gozolli irá instruir os servidores sobre créditos tributários a receber, dívida ativa tributária e redução ao valor recuperável (ajustes para perdas estimadas).
“Escolhi esse tema com a expectativa de atender os municípios, pois acredito que falta essa capacitação e um compartilhamento da experiência dos auditores com os servidores municipais. Por conta disso, meu foco é auxiliar na auditoria financeira para que as PCAs sejam realizadas com melhor qualidade”, afirma o auditor.
Entre as competências desenvolvidas, estão: Elaboração das demonstrações contábeis com maior aderência aos procedimentos descritos no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, visando melhoria da qualidade da informação contábil para fins de análise, prestação de contas e tomada de decisão.
“O retorno tem sido positivo. Alguns participantes das últimas edições já vieram me informar que essa ajuda tem sido essencial. A troca de informações que realizamos nos encontros também tem ajudado muito tanto a mim quanto a eles, pois assim posso entender melhor quais são as demandas e necessidades de cada município para ajudar a resolvê-las”, finaliza.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866