Equipes do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) se reuniram com representantes da empresa de consultoria americana Decision Analysis Partners (DAP), nesta quarta-feira (4), de forma virtual, para apresentar as ferramentas tecnológicas de suporte ao controle externo utilizadas pela instituição. Esta foi mais uma etapa dos trabalhos de assistência técnica que está sendo prestada pela empresa, como parte do termo de acordo firmado entre o Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA).
O objetivo da parceria é analisar as auditorias realizadas pelos Tribunais de Contas brasileiros a respeito das contratações realizadas pelos órgãos sob sua jurisdição. Além do TCE-ES, foram selecionados TCE-AP, TCE-CE e TCE-PR para iniciar os trabalhos em um projeto-piloto, integrando o “Comitê de Projetos”, e sendo beneficiários diretos da assistência técnica prestada pela empresa americana contratada, a Decision Analysis Partners.
Na reunião, estiveram presentes os secretários-gerais de Controle Externo, Donato Volkers, e de Tecnologia da Informação, Klayson Bonatto, e outros auditores da Segex e da SGTI do TCE-ES. Os integrantes da empresa americana buscaram compreender, principalmente, sobre os sistemas de informação utilizados no apoio de auditorias, sobre como é feito o processamento, armazenamento e segurança de sistemas e dados, e sobre automatização e inovação do tribunal.
Foi demonstrado aos representantes da DAP quais sistemas de apoio ao controle externo são utilizados pelo TCE-ES. O primeiro deles foi o sistema CidadES, que é especializado em recebimento de informações de todos os entes jurisdicionados do Tribunal.
Atualmente, o sistema possui módulos específicos para recebimento de informações contábeis, folha de pagamento, concursos públicos e admissão de pessoal, concessão de aposentadoria, contratações públicas e contratos administrativos.
Também foi apresentado o Painel de Controle, que é o sistema de livre acesso que permite ao cidadão desempenhar o controle social.
E ainda o sistema e-tcees, que se trata de uma plataforma responsável pela informatização das rotinas de trabalho internas do Tribunal.
Quanto ao uso de dados, os auditores esclareceram que o tribunal utiliza internamente ferramentas que fazem a análise de dados, compartilham insights e se conectam a centenas de fontes de dados, transformando-os em relatórios interativos e dashboards.
Também o Painel de Notas Fiscais eletrônicas, desenvolvido pelo próprio tribunal, que permite aos auditores explorar de forma visual os dados referentes as Notas Fiscais das compras realizadas pelos jurisdicionados do órgão, obtidos através de um convênio com a Secretaria da Fazenda do Estado.
E também o DiárioBot, que coleta publicações do Diário Oficial do Espírito Santo e do Diário Oficial dos Municípios do Espírito Santo e utiliza inteligência artificial a fim de classificar as publicações de acordo com as áreas temáticas do Tribunal.
Após a reunião, a avaliação realizada pela empresa continua. A documentação e todas as informações obtidas nas entrevistas serão examinadas, assim como outros dados que podem ser solicitados, para que em seguida a empresa apresente os seus produtos, com recomendações de aperfeiçoamento, e possivelmente, propostas de manuais e papéis de trabalho.
Objetivos do trabalho
O trabalho também se concentrará em desenvolver ferramentas para realizar auditorias de custo-benefício nas contratações públicas, além de auditorias de desempenho, de acordo com a Lei 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações e Contratos).
Conforme o planejamento, neste ano de 2023 está sendo feita a estruturação do plano de trabalho para o desenvolvimento das atividades da empresa de consultoria.
Após o trabalho realizado pelo Comitê de Projetos, do qual o TCE-ES faz parte, o IRB proporá a aplicação das recomendações e lições apreendidas a outros Tribunais de Contas.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866