Os dez novos procuradores do Estado, empossados no último mês, participaram de uma visita institucional ao Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) nesta quinta-feira (23), e foram recebidos pelo presidente eleito para o próximo biênio, conselheiro Domingos Taufner.
Acompanhados pelo procurador-geral do Estado, Jasson Hibner Amaral, e pelo procurador-chefe da Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado (ESPGE), Alexandre Nogueira Alves, os novos procuradores relataram um pouco de sua experiência profissional anterior, e foram apresentados a ferramentas do TCE-ES que serão necessárias no dia a dia de trabalho, como o acompanhamento das sessões virtuais, e a transmissão das sessões presenciais, o sistema de consulta processual, os informativos de jurisprudência do tribunal, o Painel de Controle e a Escola de Contas Públicas.
Taufner destacou aos novos servidores estaduais sobre a relação de independência e harmonia existente hoje entre o TCE-ES e o Poder Executivo, o que inclui a PGE, órgão com o qual o tribunal possui boa interlocução, e ressaltou o nível altíssimo desses servidores, que irão qualificar a atuação da Procuradoria-Geral.
O conselheiro também mostrou aos procuradores os dados positivos das finanças públicas do Espírito Santo, que também são resultado do trabalho de fiscalização e orientação desempenhado pelo Tribunal de Contas.
Ele ainda detalhou os avanços alcançados pela Corte de Contas na última década, que permitiram uma evolução na estrutura de tecnologia, a implementação dos processos digitais, fazendo o tribunal se tornar referência nacional.
“Foi uma estratégia do tribunal priorizar o investimento em tecnologia, para prestar um melhor serviço que nos permitiu estar onde estamos hoje. Assim, alcançamos a celeridade no julgamento dos processos, acabando com os estoques, e passando a agir com tempestividade”, disse.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866