No próximo dia 14 (quinta-feira), o corpo diretivo do biênio 2024-2025 do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) irá tomar posse em sessão especial. A solenidade está marcada para 10 horas, no auditório da Corte de Contas.
O corpo diretivo foi eleito durante a sessão plenária do dia 31 de outubro, na qual foram eleitos para compor o quadro os conselheiros Domingos Taufner, presidente; Luiz Carlos Ciciliotti, vice-presidente; Sergio Aboudib, corregedor; e Rodrigo Chamoun, diretor da Escola de Contas Públicas.
O ocupante do cargo de ouvidor, após duas votações em branco, será definido em janeiro, na segunda sessão após a vacância.
Veja a composição
Presidente: Domingos Taufner
É conselheiro desde 2011. Foi presidente do Tribunal no biênio 2014-2015
É pós-graduado em Direito Tributário e mestre em Direitos e Garantias Fundamentais. Ingressou no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo em março de 2010 como procurador do Ministério Público de Contas.
Compete ao presidente, por exemplo, dirigir o Tribunal e seus serviços auxiliares; dirigir as sessões plenárias, observando e fazendo cumprir as normas legais e regimentais; dar posse aos conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores do Ministério Público junto ao Tribunal e servidores do Tribunal; entre outras atribuições.
Vice-presidente: Luiz Carlos Ciciliotti
É conselheiro desde 2019
Pós-graduado em Auditoria em Saúde. Foi diretor Administrativo e Financeiro do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), secretário Chefe da Casa Civil, secretário de Estado da Saúde e subsecretário Estadual de Ciência e Tecnologia. Também coordenou a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Espírito Santo.
Ao vice-presidente cabe substituir o presidente, em seus impedimentos, ausências, férias ou outro afastamento legal; auxiliar o Presidente, sempre que por ele convocado; e exercer outras atribuições previstas no Regimento.
Corregedor: Sergio Aboudib
É conselheiro desde 2009
Foi presidente do Tribunal em três oportunidades: 2011, completando mandato de Umberto Messias, e nos biênios 2016-2017 e 2018-2019.
É advogado formado pela Ufes. No Legislativo, trabalhou na Câmara de Vitória, na Assembleia Legislativa do Estado e no Congresso Nacional. No Poder Executivo Estadual foi chefe de Gabinete do Governo por dois anos e secretário-chefe da Casa Civil por cinco anos.
Cabe ao corregedor exercer atividade correcional relacionada à apuração de possíveis irregularidades cometidas por servidores do Tribunal. Examinar e relatar os processos administrativos referentes a deveres dos Conselheiros, Conselheiros Substitutos e servidores do Tribunal; propor atos para disciplinar os procedimentos a serem observados quando das correições e inspeções; entre outras funções.
Diretor da Escola de Contas: Rodrigo Chamoun
É conselheiro desde 2012
Foi presidente do Tribunal por dois biênios (2020-2021 e 2022-2023)
É Mestre em Administração Pública. Chamoun foi diretor da Codesa, vice-prefeito de Guarapari, secretário de Estado e deputado estadual, tendo presidido a Assembleia Legislativa em 2011 e 2012.
Deverá coordenar as atividades da Escola de Contas Públicas Mariazinha Vellozo Lucas, responsável por promover ações de capacitação e desenvolvimento profissional dos servidores, Conselheiros Substitutos, Procuradores do Ministério Público junto ao Tribunal e Conselheiros, bem como difundir conhecimentos aos gestores públicos, de forma a contribuir para a efetividade do exercício do controle externo.
Este texto foi atualizado com nova data e horário da sessão de posse.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866