Três membros do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) prestigiaram a posse da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES). Participaram da solenidade o presidente empossado do TCE-ES, conselheiro Domingos Taufner, o vice-presidente empossado, conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti e o conselheiro Carlos Ranna. O evento foi realizado na tarde dessa quinta-feira (14), na sede do Tribunal.
Na ocasião, o desembargador Fabio Clem de Oliveira transferiu o cargo de presidente da Corte para o desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, que irá administrar o Judiciário Estadual pelo biênio 2024-2025. Também tomaram posse os desembargadores Namyr Carlos de Souza, vice-presidente, Wilian Silva, corregedor-geral da Justiça, e Eliana Junqueira Munhós Ferreira, vice-corregedora.
Pouco antes da solenidade, Taufner desejou sucesso ao novo presidente, de quem foi aluno na faculdade. “O desembargador Samuel Brasil Júnior é uma pessoa muito preparada, muito dedicada, atenta à modernidade, atenta à tecnologia. Tenho certeza que ele fará um excelente trabalho à frente do Tribunal de Justiça do nosso Estado”, afirmou.
“É muito importante que tenhamos um judiciário forte, um judiciário que consiga cumprir os prazos, um judiciário que consiga atender com equilíbrio, as demandas dos cidadãos”, acrescentou o presidente empossado do TCE-ES.
Transferência
Logo no início da solenidade, o desembargador Fábio Clem leu seu discurso de agradecimento pelo tempo que esteve à frente do Tribunal. Ele destacou a relação republicana que teve com as demais instituições, a responsabilidade fiscal alcançada ao longo de seu período na presidência e a necessária atualização tecnológica do Tribunal. Sob aplausos, Clem encerrou seu discurso e foi cumprimentado pelos demais integrantes da mesa.
Na sequência, foi lido o currículo, do desembargador Samuel Meira Brasil Júnior. Logo após, ele prestou o juramento necessário para assumir o cargo. Já ocupando a cadeira reservada ao presidente do Tribunal de Justiça, Brasil Junior deu posse aos demais membros da mesa diretora.
Por fim, leu seu discurso de posse. “Precisamos fazer uma breve reflexão sobre três pontos importantes: De onde viemos? Onde estamos? Para onde queremos ir? Viemos de uma Justiça analógica. Estamos numa Justiça digital. E queremos alcançar uma Justiça inteligente”, disse, o desembargador que tem dedicado esforços para a implementação da inteligência artificial no meio jurídico.
Entre outros pontos, o desembargador que ficará à frente do TJ-ES pelo biênio 2024-2025 citou Steve Jobs, dizendo que o foco do Tribunal deve ser o usuário final – no caso, o cidadão capixaba. “O Tribunal lida com sonhos e precisa ter sensibilidade com relação a isso. Os sonhos inspiram. As ações transformam. E quando ações e sonhos se encontram, acontecem as realizações”, declarou Brasil Junior reforçando a necessidade de uma Justiça igualitária, eficiente e voltada para os vulneráveis.
O evento contou com a presença de dezenas de autoridades do Estado, como o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPES), Luciana Andrade, o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Marcelo Santos, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pasolini, entre outras autoridades e representantes de instituições públicas.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866