O conselheiro Carlos Ranna foi eleito, por unanimidade, o Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) para o biênio 2024-2025. A eleição foi realizada na sessão-ordinária desta terça-feira (06), concluindo o processo que foi iniciado em outubro passado.
Na ocasião, foram eleitos o presidente, vice-presidente, corregedor e diretor da Escola de Contas. Dessa forma, Ranna passa a compor o corpo-diretivo do TCE-ES. Entre outras funções, o ouvidor deverá assegurar o regular desenvolvimento do controle social da Administração Pública pelos cidadãos; atender e orientar o público quanto ao acesso às informações no âmbito do Tribunal; e informar sobre a tramitação de processos ou documentos nas unidades do Tribunal, prestando as informações solicitadas, exceto quando protegidas por sigilo.
Logo após o resultado da eleição, Ranna prestou compromisso ao cargo e já tomou posse. Em seu discurso, o conselheiro agradeceu o voto de confiança que recebeu dos colegas. “A Ouvidoria é, antes de tudo, um canal de comunicação da sociedade e dos jurisdicionados com o órgão de Controle Externo”, disse, a respeito da função que irá desempenhar.
“Espero que possamos transformar os muros que limitam a sociedade em pontes para um mundo melhor. Pontes para um Tribunal do futuro, que acene com a efetividade, com o respeito ao dinheiro público, respeito às diferenças, aos idosos, às crianças. Pontes que promovam uma melhor educação para nossas crianças e jovens, pontes que melhorem as condições de habitação e saneamento. E nosso Tribunal tem um papel fundamental na construção dessas pontes para garantir uma melhor qualidade de vida à população”, concluiu o conselheiro.
Logo na sequência, Ranna foi parabenizado pelos pares. “Fui ouvidor até dezembro do ano passado, e pude acompanhar o trabalho que Ranna havia desempenhado na formação da equipe, que realiza um ótimo trabalho. Tenho certeza de que a coordenação do trabalho vai ser ainda mais aprimorado neste novo mandato”, disse o presidente do TCE-ES, conselheiro Domingos Taufner.
Mini-currículo
Carlos Ranna é conselheiro desde 2008.Foi presidente do Tribunal no biênio 2012-2013. Cursou Engenharia no ITA e Direito na Ufes. Ingressou no TCE-ES como analista de Finanças Públicas. Depois, em 2002, foi aprovado em novo concurso para conselheiro substituto.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866