De acordo com o relatório anual de atividades da Ouvidoria do TCE-ES de 2023, a produtividade do setor aumentou em 20% em relação ao exercício de 2022. Os números cresceram de 994 manifestações recebidas (análise, encaminhamentos, acompanhamentos, respostas e arquivamento) para 1191 atendimentos.
O relatório foi divulgado pelo atual conselheiro Ouvidor, Carlos Ranna, durante a sessão plenária do último dia 5. No período em análise, o ouvidor da Corte era o conselheiro Domingos Taufner, hoje presidente.
“Esse resultado demonstra a confiança crescente da sociedade capixaba na Ouvidoria do TCE-ES, que tem realizado ações voltadas ao aprimoramento das atividades do setor, apresentando-se como modelo de recepção ao cidadão comum, garantindo o binômio: rapidez das respostas e manutenção do padrão elevado de satisfação dos usuários”, afirmou Ranna.
O relatório também apontou que o sistema “Conta pra gente” foi o canal mais utilizado pela população para envio de manifestações ao Tribunal de Contas: 65% das manifestações foram enviadas pelo sistema. Os outros meios de comunicação com a Ouvidoria foram e-mail, telefone, contato presencial e correspondência.
Controles Internos
Outro dado destacado no relatório foi a comunicação com os controles Internos dos jurisdicionados. O documento mostrou que em 2023, a Ouvidoria encaminhou 420 notícias de irregularidade para as Unidades de Controle Interno dos jurisdicionados, tendo recebido resposta para 382 dessas manifestações, o que corresponde a 91% de atendimento por partes desses órgãos.
A ação tem se mostrado efetiva no desenvolvimento e aprimoramento dos controles internos dos jurisdicionados, que têm buscado responder tempestivamente as demandas encaminhadas pela Ouvidoria do TCE-ES, como também, a resolução das notícias de irregularidades por parte dos gestores. A partir de uma comunicação da Ouvidoria, fomenta-se o controle social, contribui-se efetivamente com o controle externo e se fortalece a imagem do TCE-ES.
Outros balanços
O relatório, ainda, destacou a participação da equipe da Ouvidoria em eventos, bem como a realização de eventos voltados ao público de Ouvidorias e Controles Internos, como o “Ouvidoria Day”.
Por fim, o documento mostrou que as principais metas e indicadores de desempenhos traçados para o setor foram alcançados. A meta alcançar 100% das demandas recebidas e respondidas dentro do prazo legal no Índice de Atendimento aos Prazos de Resposta às Demandas da Ouvidoria foi cumprida.
Bem como, a meta estabelecida de que 80% dos usuários avaliassem o atendimento prestado pela Ouvidoria atribuindo “Nota 5” ou “Muito Satisfeito” ou “Nota 4” ou “Satisfeito”, também foi cumprida. 80,92% dos usuários avaliaram com nota 5 (74%) e com nota 4 (6%) o atendimento prestado pelo setor.
Assim, o relatório concluiu que a gestão do biênio 2022/2023 foi voltada a consolidar e fortalecer a Ouvidoria do TCE-ES como um elo entre os cidadãos e a Corte de Contas, atendendo a um número crescente de manifestações com o compromisso de manter a satisfação do seu usuário, esclarecendo os direitos dos cidadãos e buscando soluções para as questões levantadas, elevando continuamente os padrões de transparência, presteza e segurança nas atividades realizadas por seus servidores.
Confira o relatório na íntegra clicando aqui.
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