O Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) realizou, nessa quarta-feira (03/04), na sede do Instituto Península, em São Paulo-SP, uma reunião de trabalho entre especialistas e os Membros que compõem o Comitê, tendo como foco principal o Eixo 2 do Planejamento de Ações do CTE-IRB que trata do “Currículo, Estratégias Pedagógicas e Carreira”, com ênfase na análise dos Planos de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal.
A reunião contou com a participação do Presidente do CTE-IRB e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Rodrigo Coelho; Eliane Cabrini (TCE-ES), Coordenadora do CTE-IRB, e Carolline Leite, Coordenadora dos trabalhos do eixo de diagnóstico dos planos de carreira e remuneração do magistério público municipal, representando o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), além de Haroldo Corrêa Rocha, Coordenador-Geral do Movimento Profissão Docente e sua equipe de especialistas.
Durante o encontro, foram debatidos os desafios dos planos de carreira e remuneração dos profissionais do magistério. A análise das bases curriculares, estratégias pedagógicas e carreiras docentes recebeu destaque, seguindo a direção do Comitê Técnico de Educação do IRB para o “Diagnóstico dos Planos de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal”.
Uma das principais discussões foi a necessidade de parceria e cooperação para desenvolver um sistema informatizado capaz de coletar dados sobre todos os planos de carreira do magistério e gerar análises em nível nacional.
Foram abordadas, também, questões cruciais relacionadas à valorização dos profissionais do magistério e à qualidade do ensino municipal, bem como a importância de políticas públicas eficazes.
Para o CTE-IRB, a análise dos Planos de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal representa um passo essencial para valorizar os profissionais da educação e aprimorar a qualidade do ensino em todo o país.