A análise simplificada de atos de pessoal foi o assunto de três reuniões que uma equipe do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) teve com representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). Os encontros aconteceram de forma remota entre os dias 10 e 18 de abril.
A equipe do TCE-ES que participou dos encontros foi composta pelo conselheiro substituto Donato Volkers Moutinho, gestor do projeto Análise Simplificada de Atos de Pessoal, pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Luciano Vieira, assim como por representantes das áreas de Registro de Atos de Pessoal, Corregedoria e Tecnologia da Informação do Tribunal.
Donato explicou que o objetivo dos encontros foi colher informações para auxiliar na análise simplificada de atos sujeitos a registro pelo Tribunal, como admissões e aposentadorias.
“Nossa ideia é substituir a análise manual de todos os processos por uma análise simplificada, com ajuda de algum sistema ou inteligência artificial. Isso dará muito mais celeridade aos processos”, disse o conselheiro substituto.
“As análises manuais continuariam sendo feitas apenas para garantir uma ‘amostra de segurança’ com base em riscos e materialidade. Mas deixariam de ser o principal modo de verificação dos processos de atos de pessoal”, acrescentou.
Os representantes dos tribunais que participaram dos debates fizeram apresentações mostrando o funcionamento do modelo de análise simplificada, os fluxos de trabalho e os métodos de seleção do que é feito manualmente e do que é automatizado.
Tanto os servidores do TCU quanto dos Tribunais do Paraná e de Minas Gerais se colocaram à disposição para auxiliar o TCE-ES no desenvolvimento de um sistema de análise simplificada dos atos de pessoal – motivo pelo qual toda a equipe da Corte capixaba agradeceu e se colocou à disposição para eventuais trocas de conhecimento.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866