Ao final do II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (II CNCTC), foram apresentados os resultados do projeto Comunica, que englobou a participação de duzentos profissionais de comunicação de 29 órgãos de controle. Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e executado pela FSB Comunicação, o projeto, promovido pela Atricon, visa fortalecer as assessorias de comunicação dos Tribunais de Contas.
Durante o encerramento do evento, o presidente da Atricon ressaltou o compromisso da entidade em estimular que os órgãos de controle promovam a comunicação como uma política pública. Segundo ele, “uma sociedade bem-informada é essencial para o exercício pleno da cidadania e a robustez democrática, baseada em transparência e participação cidadã”.
Para o vice-presidente da Atricon e coordenador do projeto, Cezar Miola, a iniciativa buscou o oferecer treinamentos para que os profissionais de comunicação, que atuam como uma ponte entre os órgãos de controle e a população, possam ter mais subsídios para elevar o grau de conhecimento do cidadão a respeito do Estado e do funcionamento das instituições públicas. “Por meio deste projeto, demos início a um movimento que resultará em um legado de comunicação para o Sistema de Controle Externo”.
A coordenadora-executiva do Comunica, Priscila Oliveira, ressaltou que o desafio dessa verdadeira jornada foi ofertar conhecimento e treinamento em comunicação para auxiliar os Tribunais de Contas em suas atividades, cada um com sua particularidade, equipe e estrutura.
O foco da comunicação pública, destacou a estrategista digital da FSB, Daniela Pereira, deve ser sempre o de aproximar as instituições e os cidadãos.
“Ao facilitar o diálogo, ela permite que as demandas da população sejam ouvidas e consideradas na formulação de políticas públicas, por exemplo. Esse canal bidirecional é essencial para a construção de uma governança participativa, onde os cidadãos não são apenas receptores passivos de informações, mas também agentes ativos na construção da esfera pública”, refletiu.
O incentivo a práticas que favoreçam a transparência, a prestação de contas, o amplo acesso aos serviços públicos, o diálogo e a participação da sociedade nas decisões por meio de ações de comunicação foi defendido pela também estrategista digital da FSB Comunicação, Dominique Thomaz. “Buscamos utilizar técnicas que promovam a comunicação pública como instrumento de transformação, de educação e de desenvolvimento social”, explicou.
Iniciado em janeiro de 2024, o projeto Comunica passou por três fases: diagnóstico das assessorias de comunicação, treinamentos especializados e implementação de estratégias de comunicação. As capacitações abordaram os temas “Força das Comunidades”, “Linguagem Simples”, “LinkedIn: Modo de Usar”, “Governança Ambiental, Social e Corporativa” e “Gerenciamento de Crises”.
II CNTPC
Mais de 400 profissionais estão em Vitória, nestes dias 4 e 5 de julho, para o II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas. A edição deste ano tem como tema central o “Papel da Comunicação Pública na Defesa da Democracia”. São 12 atividades, entre paineis, palestras e oficinas, que abordam assuntos da atualidade mais importantes para uma comunicação eficiente.
O II CNCTC é uma realização do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).
O evento tem o patrocínio de Banestes, Banrisul, Tribunais de Contas do Estado do Amapá, de Goiás e do Amazonas. Além disso, há apoio do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do Programa de Combate à Desinformação, do Governo do Estado do Espírito Santo, da Prefeitura de Vitória, da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTV), da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), da Asociación de Entidades Oficiales de Control Público del Mercosur (ASUR), da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública), da TVE-ES, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo e dos Tribunais de Contas do Estado de Mato Grosso e Santa Catarina.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866