Representantes do Tribunal Administrativo de Moçambique, que abarca as funções do Tribunal de Contas no país africano, fizeram uma visita institucional à Presidência e à Comunicação do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). O encontro entre os gestores aconteceu nesta segunda-feira (08). Antes, na semana passada, a delegação participou do II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (II CNCTC).
Inicialmente, o grupo se reuniu com os conselheiros Domingos Taufner e Sergio Aboudib, na Sala de Reuniões da Presidência. O presidente do Tribunal Administrativo, o juiz conselheiro Claudio Pene, agradeceu a acolhida e explicou o funcionamento da instituição moçambicana. Ele também falou de algumas impressões que teve do II CNCTC.
“Participar desse congresso foi uma oportunidade ímpar para nós. Temos o objetivo de, por meio da comunicação, aproximar o tribunal da população e pudemos observar muitas ações interessantes”, disse Pene, que esteve acompanhado de Nalagy Cassamo, diretor do gabinete de Comunicação e Imagem da Corte Administrativa. Com eles também estavam Stefano Capello e Carlos Maurício Figueiredo, representantes da GIZ, empresa alemã de cooperação internacional que atua em Moçambique.
Na sequência, Taufner apresentou o site do TCE-ES, citando Escola de Contas, Jurisprudência e Painel de Controle. Logo depois, a comitiva conheceu as dependências do TCE-ES.
Comunicação
O grupo também foi recebido na Secretaria de Comunicação, onde foi recebido pelo secretário Rodrigo Santana e equipe da Secom. O grupo debateu formas de mostrar a relevância dos Tribunais para a imprensa e sociedade, além de apresentar como funciona a engrenagem da Secom. A conversa da equipe com os representantes do Tribunal de Moçambique foi guiada pelas perguntas que eles fizeram visando o desenvolvimento da comunicação daquele Tribunal.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866