Sediado pelo Tribunal de Contas do Estado do Pernambuco (TCE-PE), o 1° Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas aconteceu em Recife, nos dias 01 e 02 de agosto, e contou com participação de servidores do TCE do Espírito Santo.
O Encontro teve por finalidade fomentar a governança da adoção da Inteligência Artificial (IA) nas instituições, além de apresentar os progressos recentes do uso dessa tecnologia nas Cortes de Contas.
Em destaque, Fábio Xavier, do TCE-SP, e Ana Carolina Morais, do TCE-PE, apresentaram Diagnóstico de IA nos Tribunais de Contas no primeiro dia. Por meio de treze perguntas, foi traçado panorama sobre uso da nova tecnologia nos Tribunais de todo país. Entre os resultados da pesquisa, foi destacado aumento no uso de IA pelos TCs, nos anos de 2023 e 2024, estimado em cerca de 55 a 60%.
Representando o TCE-ES, secretário-geral de Controle Externo, Alexsander Binda, e secretário-geral de Tecnologia da Informação, Klayson Bonatto, foram alguns dos servidores que marcaram presença no encontro inédito. Binda ressaltou apresentações de modelos e soluções já existentes ou em desenvolvimento, que almejam agregar nos TCs.
“O uso de IA na produção de relatórios e votos, bem como a integração da jurisprudência no momento da feitura da peça técnica, foram os assuntos que mais me chamaram a atenção”, conta.
Para ele, o futuro do TCE-ES com a inteligência artificial passa por essas duas práticas, e será crucial o alinhamento institucional entre SEGEX, SGTI e demais atores do processo para garantir a plena utilização dessa tecnologia no Tribunal.
IA no TCE-ES
De acordo com Pedro Busatto, gestor do Niged, participar do encontro permitiu ao TCE-ES se atualizar sobre as iniciativas de outros Tribunais de Contas, abrindo portas para a troca de experiências e a adoção de boas práticas. Ainda segundo Pedro, o tema IA não é novo no TCEES e já foram desenvolvidas diversas soluções internas que fazem uso dessa tecnologia, como o DiarioBOT, o Painel de Obras Paralisadas, o Painel de Limites de Gasto com Pessoal, entre outras.
Klayson complementa dizendo que com o advento das IA generativas, como o ChatGPT, o TCE-ES tem investido cada vez mais em iniciativas para integrar essas novas tecnologias aos seus fluxos de trabalho.
No encontro de Recife também foi possível confirmar que a estratégia da IA Generativa Ativa adotada pelo TCEES se mostrou acertada. Elizabeth Klippel, secretária da STICex, explica que nessa abordagem, ao contrário dos modelos tradicionais de IA generativa, como o ChatGPT, onde o usuário precisa fazer perguntas para obter respostas, as informações são apresentadas ao usuário de forma proativa, sem necessidade de comandos (prompts) específicos. A tecnologia é treinada para realizar processos repetitivos e comuns no fluxo processual, automatizando e agilizando essas tarefas.
Hubia
Essa foi a abordagem adotada pela plataforma Hubia, que começou a operar nos últimos dias no Tribunal, em um projeto piloto na Secretaria Geral das Sessões (SGS) para a criação de extratos de deliberações de forma automática e identificação de encaminhamentos específicos da Corte para cada responsável envolvido no processo. Anteriormente, esse trabalho era realizado de forma manual. Apesar do serviço de IA ser operacionalizado pelo Hubia, todo esse fluxo ocorre dentro do e-TCEES, de forma transparente, em um módulo que já era utilizado pela SGS.
Outras duas funcionalidades do Hubia que fazem uso de IA Generativa Ativa estão planejadas: por sugestão da assessoria da Presidência do TCE-ES, o Hubia será capaz de elaborar resumos das pautas das sessões; a pedido da Segex está prevista a criação automatizada de diversas peças processuais, conjugando os textos produzidos pela IA com dados estruturados obtidos do CidadES e e-TCEES.
Além dessas entregas, SGTI e Segex já estão dialogando para elencar e priorizar quais serão os outros fluxos de trabalho presentes no e-TCEES e CidadES que poderão ser otimizados a partir dos serviços de IA generativa oferecidos pelo Hubia.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866