Durante abertura do I Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas, que aconteceu em Recife, na última quinta-feira (01), foram lançadas as redes de Secretários de Tecnologia da Informação (STI); de Secretários-gerais de Controle Externo (Seconex); e a Rede de Governança da Atricon.
Iniciativa apresentada pelo conselheiro Joaquim de Castro, vice-presidente Executivo da Atricon e presidente do TCM-GO, e institucionalizada em conjunto com Instituto Rui Barbosa (IRB), as redes têm por objetivo central aprimorar o controle externo e a gestão pública, promovendo cooperação, troca de experiências e padronização de práticas entre os Tribunais de Contas.
A Rede Seconex atua visando aprimorar práticas de auditoria e padronizar procedimentos e tem como representante do TCE=ES o secretário-geral Alexsander Binda.. Por sua vez, Rede STI busca elevar eficiência e transparência através de ferramentas tecnológicas desenvolvidas internamente. Esta tem participação do secretário-geral de TI da Corte, Klayson Bonatto. Já Rede de Governança e Gestão nos TCs foi apresentada com objetivo de melhorar gestão de recursos, tornando-a mais ágil e eficiente.
“A institucionalização dessas redes representa um marco para os Tribunais, fortalecendo a colaboração entre as instituições e promovendo a troca de experiências dos participantes para criar um sistema de controle externo cada vez mais relevante para a sociedade”, afirma Klayson.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866