No último dia 25, o auditor do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Régis Silotti, participou do Seminário “Boas Práticas na Fiscalização de Folhas de Pagamento”, realizado na sede do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola de Gestão do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília (DF).
Na ocasião, Régis Vicentini Silotti apresentou aos colegas o sistema CidadES – Folha de Pagamento e o Painel de Controle – Temática Pessoal. A partir do sistema, qualquer cidadão pode conferir o total de gastos efetuados por prefeituras, câmaras, Estado, tribunais de Justiça e de Contas e Ministério Público, além de quantidade de servidores, os tipos de vínculos, os valores pagos por vínculo, e muito mais.
Servidor plotado no Núcleo de Controle Externo de Fiscalização de Pessoal e Previdência (NPPrev) da Corte de Contas capixaba, Régis explicou que demonstrou na apresentação as funcionalidades, consistências, pontos de controle e indícios que podem ser analisados pela ferramenta, como forma de melhoramento da qualidade do dado recebido nas remessas de folha de pagamento.
“Também demonstrei que, após a instituição do Auto de Infração Eletrônico pelo TCE-ES, não há mais atraso no recebimento das remessas de folha o que garante uma avaliação tempestividade dos dados, fato que outros TCs se interessaram em conhecer nossa tecnologia. Por final, relacionei as últimas seis fiscalizações que utilizaram dados de folha de pagamento em suas análises, em especial a que identificou pagamentos indevidos a servidores ativos, aposentados ou pensionistas falecidos por meio das trilhas do ciclo de fiscalização conjunta em folha de pagamento do TCU”, destacou.
Além da sua apresentação, o auditor também acompanhou as apresentações de outros Tribunais de Contas.
“Outros TCs compartilharam suas experiencias na fiscalização de folha de pagamento e muitas ideias surgiram e que poderão ser implementadas em nosso sistema como forma de “fiscalização eletrônica”, finalizou.
O Seminário reuniu 74 Auditores e Técnicos representantes dos Tribunais de Contas de todo o Brasil que estão participando da capacitação teve a oportunidade de compartilhar suas experiências exitosas em fiscalização de folhas de pagamento, durante os dias 24 e 25 de setembro.
A ação, promovida pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Rede Integrar e o TCU, visou a contínua qualificação do processo de fiscalização, a partir da adoção de ações integradas de inteligência.
A programação do evento contou com temas como estratégias para fiscalização de folhas de pagamento, gestão de trilhas para identificação de irregularidades, acompanhamento de vínculos de pessoal, e o compartilhamento das experiências exitosas.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866