Com um projeto pioneiro na área de capacitação, o TCE-ES, por meio da Escola de Contas Públicas, é um dos vencedores do Prêmio Inoves 2024, na categoria “Outros Entes Públicos”, com a proposta de desenvolvimento do projeto “Inovação na Escola de Contas Públicas: criando curso auto instrucional com IA e a metodologia ágil (SAM)”. O projeto foi desenvolvido pelos servidores Fábio Vargas, Isabela Pylro e José Caldas da Costa Júnior.
O Prêmio Inoves é uma iniciativa do Governo do Estado que incentiva, reconhece e valoriza projetos inovadores desenvolvidos e gerenciados por equipes do serviço público capixaba.
Segundo o secretário da Escola de Contas, Fábio Vargas, o projeto de inovação foi criado para resolver um problema crítico: a dificuldade de oferecer cursos online de qualidade devido à escassez de instrutores disponíveis e à lentidão dos métodos tradicionais de desenvolvimento de conteúdos. Para superar esse desafio, foram combinados inteligência artificial e a metodologia ágil SAM, tornando o processo de criação de cursos mais rápido, eficiente e interativo. A metodologia SAM (Successive Approximation Model) estrutura o desenvolvimento em três ciclos: análise, design e desenvolvimento.
“Primeiro, identificamos as necessidades e definimos os objetivos do curso. Em seguida, criamos protótipos iniciais, que foram testados e ajustados continuamente. Esse método interativo garantiu flexibilidade, eficiência e qualidade no processo, com melhorias visíveis a cada fase”, explicou.
Em seguida, a inteligência artificial foi integrada a todas as etapas. Utilizou-se o ChatGPT para criar conteúdos e roteiros, o HeyGen para gerar avatares realistas que apresentaram as videoaulas, e ferramentas como Reshape e MindMeister para transcrição e criação de materiais complementares, como mapas mentais. “Com essa abordagem, transformamos o processo de criação de cursos em uma experiência ágil e inovadora”, conta.
Resultado
O impacto do projeto para a Escola de Contas foi significativo, ressalta o secretário.
“Reduzimos custos e o tempo de produção de cursos, aumentamos a acessibilidade e promovemos uma experiência de aprendizado mais envolvente. O curso piloto, ‘Fundamentos da Gestão de Projetos no Setor Público’, já foi concluído por mais de 80 participantes com resultados altamente positivos”, afirmou.
Além disso, o projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo diretamente para o atingimento de metas importantes.
Reconhecido no Prêmio Inoves, o projeto é especialmente relevante para outros órgãos e entidades porque demonstra como tecnologias acessíveis e metodologias inovadoras podem transformar a educação corporativa pública. Ele é replicável, escalável e comprova que a inovação é uma ferramenta poderosa para modernizar a gestão do conhecimento no setor público.
Premiação
Nesta terça-feira (10), foi realizada a cerimônia de premiação do Inoves 2024, com o anúncio dos vencedores do ciclo. O evento foi na Cidade da Inovação, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), mostrando as iniciativas que estão transformando a gestão pública do Espírito Santo com inovação, criatividade e impacto real na vida das pessoas.
Neste ano, o Prêmio Inoves recebeu 280 inscrições de projetos, sendo 167 do Poder Executivo Estadual, 106 do Executivo Municipal e sete de outros Entes Públicos. Eles concorreram nas três categorias do programa – Ideia, Projeto em Desenvolvimento e Projeto de Resultados.
Ao todo, 30 projetos foram para a final e 13 saíram vencedores. As equipes do Executivo Estadual e do Municipal foram premiadas com recurso de R$ 30 mil, disponibilizado por meio de parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), que será investido no processo de aceleração dos projetos, programado para 2025. Além disso, elas receberam certificado e selo do programa, também concedidos às equipes vencedoras de outros Entes Públicos.
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