
Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) sobre a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) no Estado e municípios capixabas ganhou destaque na imprensa local. A fiscalização foi concluída com 17 achados e mais de 30 recomendações e, na última semana, a supervisora do trabalho, Mayte Aguiar falou mais sobre o assunto.
“A importância deste trabalho reside em sua capacidade de evidenciar falhas críticas no sistema de atendimento à saúde mental, como tempo de espera para consultas de psiquiatria superior a 100 dias, Caps com estruturas físicas inadequadas e com equipes mínimas incompletas, ausência de Caps em municípios elegíveis para habilitação desse ponto de atenção de saúde mental nos municípios, dentre outros pontos destacados no relatório. Ao trazer à luz essas questões, a auditoria não apenas cumpre seu papel de fiscalização, mas também serve como um catalisador para mudanças positivas e necessárias no sistema de saúde mental do nosso estado”, comentou Mayte.
No mês em que se celebra o Janeiro Branco – destacando a conscientização relacionada à saúde mental e emocional –, o TCE-ES reforça a necessidade garantir que todos possam receber o apoio necessário, independentemente de sua condição socioeconômica.
Toda a repercussão do trabalho foi alcançada de forma orgânica. Caso o Tribunal fosse pagar para ter o mesmo destaque em mídia, deveria pagar mais de R$ 170 mil, conforme análise da equipe da empresa de clipping que faz o levantamento das matérias publicadas.
Veja o que foi publicado:
Auditoria aponta falhas críticas na rede de saúde mental do Espírito Santo – Jornal da TV Vitória
Tribunal de Contas revela falhas no atendimento à saúde mental – Bom Dia ES
Tribunal de Contas aponta falhas no sistema de saúde mental do ES – Folha Vitória
Tribunal de Contas aponta falhas no sistema de saúde mental do ES – Regional ES
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866