Encerrado na última sexta-feira (22), a sexta edição do Curso de Oratória, ministrado pelo servidor José Luiz Gobbi, especialista em artes, comunicação e desenvolvimento de pessoas, marcou a capacitação de mais de 100 servidores do Tribunal de Contas (TCE-ES). O treinamento prepara pessoas para lidar com exposição em público, social ou profissional, independente do número de pessoas ou veículo, como em reuniões, entrevistas de emprego e palestras.
Segundo Gobbi, esse curso é essencial para que os servidores tenham controle da imagem que projetam enquanto falam, seja liderando reuniões ou ministrando palestras. “Existem hoje, por várias razões, limitadores da comunicação oral, dentre eles a timidez, medos e outros bloqueios. Mesmo a pessoa com conhecimento consolidado em determinado assunto, nem sempre tem boa capacidade em transmitir isso”.
Para o auditor de controle externo Rafael Barboza Nunes, um dos participantes, Gobbi apresentou exercícios práticos, com interferências pontuais. “Ao final da semana, percebi grande evolução em todos os colegas, foi um desenvolvimento visível e inquestionável. Indico esse curso para todos os servidores do TCE”.
Lyncoln de Oliveira Reis, também auditor, acredita que o curso foi muito produtivo e superou as suas expectativas. “Reparamos em nossos vícios de linguagem. Gobbi deu importantes informações e ainda recebemos retorno, tanto dele quanto os nossos colegas, durante todo o curso”.
Confira algumas dicas sobre como falar em público do instrutor José Luiz Gobbi:
1. Transmitir o conteúdo com clareza e objetividade, evitando conteúdo confuso e prolixo.
2. Não dar as costas para a plateia, a não ser que seja intencional.
3. Não andar o tempo todo e, também, não fazer sua exposição parado todo o tempo. Ande, pare, ande, pare.
4. Falar as palavras pronunciando com clareza até as últimas sílabas.
5. Não “engolir” os “s” e “r” dos finais das palavras.
6. Ser positivo e gentil com as palavras e nas relações interpessoais.
7. Usar linguagem adequada, acessível a todos, sem rebuscamentos de estilo ou gírias de grupo.
8. Criar o hábito de ler. Ler muito e sempre! Jornais, livros e revistas. A leitura dá estrutura ao raciocínio e sentido à imaginação, além de enriquecer a expressão oral e a comunicação social e profissional.
9. Não ter medo de tocar uma pessoa ao cumprimenta-la.
10. Falar com convicção, demonstrando domínio e confiança, de forma a convencer seu público com relação àquilo que transmite.
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