A conferência magna na abertura oficial do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizada na noite de quarta-feira (30), destacou o combate às “fake news”. O palestrante foi o americano especialista em segurança Miles Taylor.
Em sua abordagem, Taylor lembrou o período em que trabalhou na Casa Branca e que via uma grande campanha de desinformação. Na visão de Taylor, as campanhas de desinformação tendem a ficar cada vez mais intensas com o desenvolvimento de novas tecnologias.
Por outro lado, ressaltou o palestrante, essas ferramentas que são utilizadas para produzir conteúdo mentiroso também podem ser usadas para detectar conteúdo falso e, assim, combater as “fake news”.
Em um dos vídeos exibidos pelo palestrante, o presidente americano Joe Biden falava sobre a chegada de alienígenas na Terra. “Óbvio que esse vídeo é uma deepfake. Um video criado com inteligência artificial para enganar as pessoas. E vocês mesmos poderiam ter sido enganados se vissem esse vídeo em alguma rede social, por exemplo”, disse o palestrante, que foi auxiliado por um tradutor simultâneo.
Durante a apresentação, Taylor também abordou assuntos como os impactos das fake news no processo eleitoral, os passos que vão da criação à difusão destas notícias falsas, além de tratar um assunto que está em alta tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos: a regulação das plataformas digitais.
Além de passagens pela empresa Google, onde atuou como diretor de Tecnologia Avançada e Estratégia de Segurança, e pela rede CNN, Taylor apresenta, em seu currículo, experiências em diversas posições de liderança na segurança nacional dos Estados Unidos, bem como na Câmara de Deputados, onde desempenhou funções nos Comitês de Segurança Nacional e de Apropriações e no Escritório de Comunicações.
Desinformação
O conselheiro Domingos Taufner, eleito presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) para o biênio 2024-2025, reforçou a mensagem da conferência magna. Ele participou da abertura oficial representando o conselheiro Rodrigo Chamoun, presidente do TCE-ES.
“É super importante combatermos as notícias falsas. Toda desinformação que circula nas redes sociais prejudica muito a sociedade. Por exemplo, muitas famílias não estão levando as crianças para vacinar por causa de notícias falsas sobre vacinas e também muitas pessoas acabam desacreditando da democracia também por causa de notícias falsas”, disse Taufner reforçando a importância do combate à desinformação.
Responsabilidades
Antes da conferência magna, foram feitos os discursos de abertura. A temática principal das falas foi o compromisso com as responsabilidades fiscal e social.
“Os Tribunais de Contas não se ocupam apenas da regularidade e do respeito à lei. Com o apoio dos controles internos e sociais, e integrado a outras estruturas de Estado e da sociedade, os TCs têm aferido se os tributos se transformam em obras e serviços de qualidade, se melhoram a vida das pessoas. Para isso é essencial planejar, formular, compartilhar e ser transparente”, afirmou o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Cezar Miola.
O presidente do TCE-CE, Valdomiro Távora, abriu oficialmente o evento dando boas-vindas e lembrando que o Estado é terra da Iracema, José de Alencar, Raquel de Queiroz e Chico Anísio.
“Os TCs têm desempenhado relevante papel na administração pública, atuando no sentido de contribuir para que a gestão pública se modernize se adequando aos novos tempos em que a luta pelos direitos, inclusão e equidade são a tônica das lutas sociais. Eles têm a nobre missão de contribuir para a educação da população e isso significa muito porque estamos falando sobre preparar as gerações de hoje para um futuro em que seja possível viver numa democracia forte, exercendo a cidadania com plenitude”, declarou.
O presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes, iniciou sua fala ressaltando que o Ceará é terra da educação pública de qualidade. Ele lembrou que a troca de ideias, com a realização de tantas palestras, debates e seminários provam a vitalidade do Sistema e demonstram o quanto está antenado com a contemporaneidade.
“Estamos discutindo Inteligência Artificial, big data, sustentabilidade, governança e responsabilidade fiscal e social, temas que o mundo inteiro está discutindo. Para nós, do Instituto Rui Barbosa, que é a casa do conhecimento dos tribunais, isso é uma alegria extra. A força do IRB é a força dos Tribunais de Contas. E essa vitalidade só existe pela cooperação de cada tribunal, de cada técnico, de cada conselheiro e, principalmente, cada conselheiro que nos apoia”, concluiu.
Também participaram do evento governador do Ceará, Elmano de Freitas, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae do Ceará, José Cid Souza Alves do Nascimento, o presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), ministro Marcos Bemquerer Costa, o presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), ministro Marcos Bemquerer Costa, entre outros representantes de Tribunais e instituições públicas.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866