Phishing
Os fraudadores usam diversos métodos (e-mails falsos, anúncios de janelas pop-up, mensagens de texto e SMS) para tentar convencer você a compartilhar informações pessoais, como senhas de acesso a seus perfis, dados de correio eletrônico e informações de cartão de crédito, por exemplo.
Eles usam artifícios para atrair a atenção de uma pessoa e fazê-la realizar alguma ação para que caia no golpe. Caso o indivíduo “morda a isca”, poderá acabar informando dados bancários ou outras informações confidenciais a desconhecidos, percebendo apenas tardiamente que foi vítima de uma fraude on-line. Da mesma forma, poderá contaminar o seu computador ou smartphone com um vírus ainda pior.
- Analisando o e-mail: Avalie as informações e a intenção do e-mail recebido. Certamente com uma leitura dinâmica você já vai conseguir identificar se é um conteúdo malicioso ou não;
- Instalando antivírus: São diversos os motivos pelo qual você deve ter um antivírus e um deles é para se proteger de phishing;
- Usando plugins no navegador anti phishing: Você pode instalar plugins, como o Netcraft, por exemplo. Cada vez que acessar um site, a ferramenta vai verificar se há registro ou indícios deste site nas listas negras.
- Alguns títulos e assuntos de e-mail podem indicar tentativas de phishing, como por exemplo: CLIQUE AQUI E ATUALIZE, Atualização necessária, Bloqueio automático, Limite excedido.
Aqui estão algumas maneiras de reconhecer um email de phishing:
- Chamada urgente à ação ou ameaças - Suspeite de emails que afirmam que você deve clicar, ligar ou abrir um anexo imediatamente. Muitas vezes, eles alegarão que você tem que agir agora para reivindicar uma recompensa ou evitar uma penalidade;
- Remetentes novos ou não frequentes - Quando receber um email de alguém que você não reconhece ou que o Outlook identifica como um novo remetente, examine-o cuidadosamente antes de prosseguir;
- Ortografia e gramática ruim – empresas e organizações profissionais geralmente têm uma equipe editorial para garantir que os clientes obtenham conteúdo profissional e de alta qualidade. Se uma mensagem de email apresentar erros ortográficos ou gramaticais óbvios, pode ser um golpe;
- Domínios de email incompatíveis - Se o email afirma ser de uma empresa respeitável, como a Microsoft ou seu banco, mas o email está sendo enviado de outro domínio de email como Gmail.com ou microsoftsupport.ru provavelmente é um golpe. Também esteja atento a erros de ortografia muito sutis no nome de domínio legítimo.
Exemplo: micros0ft.com, onde o segundo “o” foi substituído por um 0 ou rnicrosoft.com, onde o “m” foi substituído por um “r” e um “n”;
- Links suspeitos ou anexos inesperados - Se suspeitar que uma mensagem de email é uma fraude, não abra nenhum link ou anexo que houver. Em vez disso, passe o mouse sobre o link, mas não clique, para ver se o endereço corresponde ao link que foi digitado na mensagem.
- Nunca clique em links ou anexos em e-mails suspeitos. Se você receber uma mensagem suspeita de uma organização e temer que a mensagem possa não ser legítima, acesse o site da organização para confirmar seus meios de contato, como e-mails e telefones;
- Se a mensagem suspeita parece vir de uma pessoa que você conhece, entre em contato com essa pessoa por outros meios, como mensagem de texto ou chamada telefônica, para confirmar;
- Denuncie a mensagem;
- Exclua.