Posso deixar o notebook ligado na tomada?
Os notebooks são muito úteis nas tarefas do dia a dia. Além da sua potência, a durabilidade da bateria garante a sua mobilidade, permitindo levar o equipamento para vários lugares.
Porém, algumas pessoas podem ter dúvidas sobre o carregamento do notebook. Por exemplo: posso deixar meu notebook na tomada depois de ter carregado 100%? Como faço para prolongar a vida útil da bateria?
Ao longo dos anos as baterias foram evoluindo junto com os notebooks, permitindo agregar diversas funções de proteção e durabilidade a ela.
Se a bateria do seu notebook não está em 100%, você pode recarregá-lo tranquilamente, independente da porcentagem de bateria.
Quando a carga chegar em 100% o sistema de proteção da bateria cortará o carregamento e a energia passará diretamente para o notebook. Ou seja: ao invés de “encher a bateria”, a energia será utilizada para manter o notebook ligado.
Deixar o seu notebook conectado o tempo inteiro na energia não faz com que a bateria fique “viciada”. Esse efeito era muito comum em baterias mais antigas, geralmente feitas de níquel cádmio. As baterias de íons de lítio, utilizada nos notebooks mais novos, não possuem esse efeito.
Porém, o enfraquecimento da bateria é um processo natural. Depois de muitos ciclos de carga elas acabam ficando mais fracas e armazenam menos energia.
A recomendação dos fabricantes é manter a carga sempre acima de 20%, evitando a descarga completa da bateria.
Outra dica é durante a utilização do notebook. Ligar o equipamento consome uma grande carga, podendo desgastar muito a bateria com o tempo. Aproveite os modos “Hibernar” e “Suspender” para evitar desligar e ligar o notebook várias vezes ao dia.
Atente-se também com o calor e com a tomada que você irá utilizar:
- Ambientes com pouca circulação de ar ou exposição direta ao sol contribuem para o aumento considerável da temperatura interna do notebook. Essa alta temperatura pode causar danos irreversíveis à bateria;
Variações de tensão na tomada podem comprometer a vida útil da bateria. Certifique-se de que não há grandes variações na tomada que você irá utilizar.