Como preparar o backup do meu computador?
A maioria das pastas do seu computador estão configuradas para salvar os arquivos na nuvem. Porém, algumas como a pasta de “Downloads” salvam os arquivos no armazenamento interno da máquina. Nesses casos é necessário movimentá-los manualmente, caso você tenha que trocar de computador, por exemplo.
A ferramenta que será mostrada para realização do backup é o OneDrive. Caso tenha dúvidas de como acessá-lo, clique aqui.
As pastas OneDrive – Tribunal de Contas do Espírito Santo e Tribunal de Contas do Espírito Santo, são pastas de rede e não é necessário realizar backup para acessar os arquivos em outro computador.
As demais pastas estão associadas ao armazenamento interno do computador. No Disco Local (C:\) ficam salvos os arquivos do sistema operacional/programas e as pastas de usuário (Downloads, Documentos, Imagens, dentre outros). No Dados (D:\) ficam os arquivos do armazenamento local e qualquer pessoa que acessar o computador terá acesso.
Figura 01 – Pastas associadas ao armazenamento interno e à rede
Ao preparar o backup, atente-se aos arquivos que ficam nas pastas Disco Local (C:\) e Dados (D:\).
Nossas recomendações são:
- Aproveite a oportunidade e verifique se há arquivos que você não utiliza mais e podem ser excluídos;
- Copie todos os arquivos para uma única pasta;
- Evite nomes de pasta muito longos.
Para preparar o backup:
1. No Windows Explorer, vá até o OneDrive e crie uma pasta chamada “Backup – Nome” (no lugar da palavra “Nome”, escreve o seu nome).
Figura 01 – Localização da pasta OneDrive
2. Mova para dentro dessa pasta todos os arquivos que deseja incluir no backup. Algumas dicas para facilitar o processo:
-
- Utilize o comando CTRL+X para recortar a pasta e depois CTRL+V para colar o conteúdo na pasta de backup. Dessa maneira, você não cria cópias desnecessárias de arquivos;
- Se precisar todos os arquivos dentro de uma pasta de uma vez, utilize o comando CTRL+A;
- Não se esqueça de verificar as pastas Downloads e Documentos.
3. Quando finalizar de mover os arquivos para a pasta criada, o backup será iniciado automaticamente.
Ao realizar a troca da matrícula, os sistemas entendem que você é um novo usuário, já que os números de matrícula são diferentes. Para a nova matrícula não é possível copiar:
- Arquivos do OneDrive.
- O histórico do Teams (ligações, conversas, permissões de acesso aos arquivos do chat);
- Permissões de acesso no e-TCEES à setores diferentes de sua lotação;
Para salvar os arquivos do OneDrive antes da sua troca de matrícula, você pode movê-los para uma pasta local e depois copiá-los para sua nova matrícula. Para fazer isso:
2. Mova para a pasta Dados (D:/) todos os arquivos que deseja incluir no backup. Algumas dicas para facilitar o processo:
-
- Utilize o comando CTRL+X para recortar a pasta e depois CTRL+V para colar o conteúdo na pasta de backup. Dessa maneira, você não cria cópias desnecessárias de arquivos;
- Se precisar todos os arquivos dentro de uma pasta de uma vez, utilize o comando CTRL+A;
O histórico do Teams não é possível ser recuperado ou migrado, devido às premissas de segurança dos dados adotada pela Microsoft.
Para recuperar o acesso aos setores extras no e-TCEES, é necessário solicitá-los novamente, através da abertura de um chamado.
Se o seu e-mail ainda não foi migrado para o novo Outlook, os e-mails serão migrados automaticamente para a nova matrícula. Se você já passou pela migração, a migração automática ainda não é possível e você poderá solicitar o backup através da abertura de um chamado.
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