Funcionalidades
Após acessar o sistema, você terá acesso à diversas funcionalidades! Para acessá-las, é necessário clicar no ícone [seta] ao lado do seu nome e depois na opção Meu Pergamum.
Figura 01 – Localização da opção “Meu Pergamum”
No menu lateral esquerdo você encontrará todas as funcionalidades oferecidas ao usuários.
Figura 02 – Localização do MENU
Nesta opção é possível visualizar as informações sobre as renovações, empréstimos, reservas, materiais pendentes, débitos, histórico de transações, levantamento bibliográfico, comutação bibliográfica e permite definir perfis para DSI (Disseminação Seletiva da Informação) de acordo com o assunto de interesse.
As subopções disponíveis são:
- Renovação: O sistema permite que o usuário renove online, de forma autônoma, os materiais que pegou emprestado na biblioteca, individual ou simultaneamente, por até cinco vezes (desde que o material não esteja reservado para outro usuário). Para renovar, marque a caixinha ao lado do número do exemplar e clicar em Gravar;
- Reserva: Funcionalidade exclusiva para materiais que estão indisponíveis para empréstimo. Nesta opção o usuário pode visualizar e gerenciar suas reservas. Para reservar: acesse o catálogo online, efetue a pesquisa e clicar em Reserva. É possível fazer reservas de até cinco itens online;
- Débito: Será possível verificar se usuário possui débito com a Biblioteca, ou seja, se algum item está com prazo de devolução esgotado;
- Histórico: Visualização de todo o histórico de transações efetuadas na biblioteca. Por exemplo: títulos que pegou por empréstimo ou consulta, datas das devoluções, renovações etc. É necessário informar data inicial e final para visualizar o histórico do período;
- Afastamento: Informa o motivo pelo qual o usuário está impossibilitado de realizar empréstimo domiciliar e o período do afastamento;
- Declaração de nada consta: declaração de que o usuário não possui empréstimos pendentes.
Nesse menu estão disponíveis as seguintes opções:
- Áreas de interesse: Permite definir área de conhecimento, assuntos e/ou autores de interesse para receber notificações sobre as novas aquisições da Biblioteca do TCEES por meio da Disseminação Seletiva da Informação (DSI). Baseado neste perfil, o sistema notificará o usuário, automaticamente por e-mail, a chegada de novos itens na Biblioteca.
- Checar títulos: Possibilita visualizar a relação de títulos adquiridos pela Biblioteca, nos últimos 30 dias, de acordo com o seu perfil de interesse e adicioná-los à sua Cesta Permanente, caso deseje.
- Cesta Permanente: Na opção Cesta Permanente constam as referências de títulos que você adicionou a sua cesta quando realizou uma busca na opção Checar títulos (títulos do catálogo on-line da Biblioteca). Podem ser livros que você pretende ler no futuro ou livros que constam bibliografia básica do trabalho que está desenvolvendo, por exemplo.
Funcionalidade destinada aos servidores do NGC, responsáveis pelo setor de aquisição e compra de materiais para a biblioteca. Essa funcionalidade permite que os servidores designados registrem informações sobre aquisições planejadas ou em andamento, bem como acompanhar o status dos pedidos de novos materiais para o acervo da biblioteca.
Possibilita ao usuário do sistema visualizar comentários sobre obras consultada, na qual tenha registrado comentários. Os comentários serão validados pelos gestores responsáveis pelo acervo comentado.
Área do sistema onde o cadastro pessoal pode ser visualizado pelo próprio usuário
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