Alerta no início dos e-mails
Uma técnica muito comum utilizada por golpistas para roubar informações sigilosas é o PHISHING. Essa técnica utiliza engenharia social para enganar os usuários, como o uso de endereços de e-mail falsos parecidos com endereços oficiais.
Por isso, o Tribunal de Contas do Espírito Santo está adotando medidas para mitigar esses ataques. Você perceberá que no topo dos e-mails poderá haver avisos de segurança.
Sabe como a “Dica de Segurança de Primeiro Contato” funciona?
Quando você recebe um e-mail, diversas ferramentas de segurança fazem uma análise do seu conteúdo. Se for considerado suspeito, o e-mail pode ser retido no antispam ou exibido no seu Outlook com um alerta. Alguns exemplos de mensagem são:
- “Você não costuma receber e-mails de [endereço do remetente]. Saiba por que isso é importante”;
- “Parte do conteúdo desta mensagem foi bloqueada porque o remetente não está na sua lista de Remetentes confiáveis”.
Figura 01 – Exemplo de aviso no e-mail
Se você receber um alerta deste tipo, siga estas etapas:
- Leia o alerta com muita atenção. Alguns detalhes no e-mail podem indicar se ele é verdadeiro ou não. Se você confiar no remetente, clique em Remetente confiável;
- Caso não reconheça o remetente ou o conteúdo do e-mail, não clique em nenhum link nem abra nenhum anexo. É muito importante lembrar que jamais se deve abrir anexos em e-mails inesperados ou suspeitos;
- Caso tenha dúvidas sobre a legitimidade do e-mail, entre em contato diretamente com o remetente. Você pode encontrar as informações de contato no site oficial da empresa ou organização onde ele trabalha.
Ao manter-se vigilante e tomar as medidas de precaução adequadas, você pode ajudar a prevenir ataques de PHISHING, proteger seus dados pessoais e proteger os dados do Tribunal.