A Inteligência Artificial
Todos os setores do Tribunal produzem muito conteúdo, especialmente em formato de texto.
Esses textos passam por rigorosos processos de revisão e padronização, definidos por cada um dos núcleos e secretarias. Mas você sabia que você pode ter um assistente particular para te ajudar com esse conteúdo?
Essa é uma das formas que você pode usar a inteligência artificial no dia a dia. Você não precisa ter medo da IA: ela pode ser usada para melhorar textos, revisá-los, auxiliar em sua produção, colher informações, ajudar a resumir ou reescrever, dentre diversos outros usos.
A IA são sistemas que simulam a capacidade humana de pensar e aprender. Você já deve ter contato com elas em vários momentos usando assistentes de voz, em aplicativos de filmes e músicas que fazem recomendações ou até mesmo com ferramentas mais elaboradas como o ChatGPT e o NotebookLM.
Quando falamos de IA voltada para as atividades corporativas, geralmente estamos lidando com a IA generativa. Esse tipo é especializado na geração de conteúdos como texto, imagens, música, áudio e vídeos. Eles também costumam processar a linguagem natural, ou seja, eles conseguem “conversar” com você e gerar resultados. Essas conversas são chamadas de prompts e como você irá escrevê-los influencia diretamente na qualidade da resposta que você receberá.
Ao utilizar essas ferramentas, você acaba otimizando e, às vezes, automatizando o seu trabalho. No Tribunal, essas ferramentas irão apoiar as atividades administrativas e de controle externo, auxiliando na construção de relatórios, na realização de análises e em diversas outras atividades.
Mas atenção: independente do uso dessas ferramentas, você sempre será o responsável pelo conteúdo produzido. Portanto, é essencial revisar o conteúdo e consultar as referências indicadas pela ferramenta. A IA é um assistente que sabe de tudo. Mas por se tratar de um assistente, é recomendado sempre conferir o conteúdo produzido!
Quando você utilizar ferramentas externas às disponibilizadas pela SGTI nos sistemas do Tribunal, é necessário preocupar-se também com a privacidade e proteção de dados. Evite compartilhar informações sensíveis.
E aí, bora começar a utilizar a IA para melhorar os fluxos de trabalho?
Artigos Relacionados