A segurança na nuvem
O armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite que dados, como arquivos, documentos, fotos e vídeos, sejam armazenados e acessados pela Internet e sem a necessidade de utilizar a VPN.
Os serviços de armazenamento em nuvem, como o OneDrive e o Armazenamento de Equipe, possuem medidas avançadas de segurança, como: criptografia de dados, autenticação em duas etapas e controle rigoroso de acesso. Além disso, os serviços contam com recursos automáticos de backup, garantindo a proteção contra perdas acidentais e garantindo a proteção das informações contra possíveis ameaças.
Quando você inclui um arquivo no seu computador, baixando-o de um site ou de um e-mail, o antivírus instalado irá realizar uma varredura completa e, caso haja ameaça, o arquivo será eliminado. O mesmo acontece na nuvem: após essa verificação que ocorre no seu computador, quando o arquivo é enviado para nuvem, diversos antivírus e outras ferramentas de proteção irão analisar o que foi enviado e, se houver ameaça, o arquivo será deletado.
Se um ataque acontecer na sua máquina e ele apagar os arquivos locais, a possibilidade de recuperação é muito baixa. Se você armazena os arquivos na nuvem, a chance é muito maior, pois há diversos backups dos documentos. Porém, essa maior proteção não significa que podemos relaxar com a segurança da informação!
É necessário manter, por exemplo, um controle ativo sobre as permissões de compartilhamento de arquivos, evitando divulgações desnecessárias.
Também é preciso ficar atento sobre as estratégias utilizadas nos ataques como o Phishing e Pretexting, desconfiar de e-mails que pedem informações sigilosas, realizar a verificação de links e e-mails antes de clicar dentre outras ações que aumentam e garantem a segurança de todo o ambiente.
Artigos Relacionados