Ambiente de TI
Buscamos sempre padronizar o ambiente do TI do Tribunal, para que todos tenham as melhores experiências utilizando os nossos sistemas. Nesse vídeo vamos te apresentar os principais aspectos sobre o ambiente de TI dos computadores e notebooks fornecidos pelo TCE-ES
Ao tomar posse, é criado um e-mail para cada pessoa no formato: nome.sobrenome@tcees.tc.br
O e-mail pode ser acessado através do programa Outlook, do site Webmail ou através do celular, no aplicativo Outlook.
O OneDrive é uma plataforma de armazenamento de arquivos na nuvem, parte do pacote Office 365. Com ele, os usuários podem salvar, acessar e compartilhar documentos em diversos dispositivos.
Oferece recursos como armazenamento remoto, sincronização automática, integração com aplicativos da Microsoft, acesso offline e colaboração em tempo real. Os arquivos são privados, mas podem ser compartilhados por meio de links ou convites. Cada servidor possui 1TB de armazenamento em nuvem.
Para mais detalhes, consulte a documentação disponível no seguinte link.
O Armazenamento de equipe, por sua vez, é uma plataforma de colaboração e gerenciamento de documentos desenvolvida pela Microsoft e faz parte do pacote de produtos do Microsoft 365. É amplamente adotada por empresas e organizações para facilitar a colaboração, o compartilhamento de informações e o armazenamento eficiente de documentos.
Ao contrário do OneDrive é destinado ao armazenamento pessoal, o armazenamento de equipe é o espaço para a equipe guardar seus arquivos. Ambos podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento.
Para diferenciá-los em seu computador, observe que o ícone do Armazenamento de Equipe se assemelha a um prédio, sugerindo a ideia de trabalho em equipe com várias pessoas colaborando, enquanto o ícone do OneDrive representa uma nuvem.
A sincronização da pasta de arquivos da equipe com o seu computador requer apenas um procedimento inicial. Para isso, siga as instruções de sincronização da pasta.
Para mais detalhes, consulte a documentação disponível no seguinte link.
Ao tomar posse, todos os servidores recebem um certificado digital, também conhecido como token, para conseguirem assinar digitalmente.
O certificado é único por pessoa e, caso você não possua, entre em contato com a SAD que eles te ajudam a agendar a confecção.
No dia da configuração do token na unidade certificadora, você terá que criar duas senhas: a PIN e a PUK.
A senha PIN é utilizada no processo de assinatura e a senha PUK é utilizada para desbloquear o certificado ou trocar a senha PIN. Guarde muito bem as duas!
Antes de utilizar o certificado digital, você precisa configurá-lo em seu computador.
Para isso, é necessário configurar os drivers do certificado, que são programas que configuram o seu computador para receber o dispositivo.
Para usar o seu certificado em qualquer sistema do Tribunal, você deve instalar o programa DocumentSigner.
Esse programa permite a comunicação dos nossos sistemas com o seu certificado, validando as informações e finalizando o processo de autenticação.
Se você precisar usar o token em sistemas que não são do Tribunal, não é necessário instalar o DocumentSigner.
O Tribunal também fornece aos servidores a licença do Microsoft 365, para que as atividades sejam desempenhadas sempre com as mais modernas ferramentas.
Com ele você terá acesso ao Word, Excel, Power Point, Microsoft Teams, One Drive, dentre diversas outras ferramentas disponibilizadas pela Microsoft.
Artigos Relacionados