Bora testar o API do CidadES ?
O sistema CidadES, responsável pelo recebimento das prestações de contas dos jurisdicionados do Tribunal de Contas do Espírito Santo, está iniciando um novo ciclo na sua trajetória de evolução e modernização.
A partir de agora, por meio da oferta de APIs públicas, os sistemas informatizados dos órgãos públicos municipais e estaduais do Espírito Santo poderão se integrar ao CidadES e realizar a troca de dados de forma automatizada, eliminando a necessidade de intervenção humana em algumas etapas do processo de prestação de contas.
Inicialmente, atendendo às solicitações de diversos jurisdicionados, os sistemas responsáveis pela geração e envio de remessas poderão se integrar ao CidadES por meio de APIs e realizar automaticamente duas ações: 1) consultar a situação das remessas e 2) cadastrar novas contratações.
Novas APIs serão oferecidas gradualmente pelo TCE-ES, permitindo a automatização de outras atividades rotineiras do sistema CidadES, trazendo mais comodidade, economia de tempo, eliminação de erros humanos e, consequentemente, maior qualidade de vida às pessoas envolvidas nas prestações de contas.
A equipe responsável pelo desenvolvimento da novidade tem como meta disponibilizar, ao longo desse processo evolutivo, um conjunto de APIs que cubra todas as fases do fluxo da prestação de contas. É importante observar, entretanto, que neste primeiro momento as prestações de contas continuarão a ser realizadas da forma tradicional.
Todas as orientações para a integração e utilização das APIs do CidadES estão detalhadamente descritas em sua documentação. Cada unidade gestora terá acesso exclusivo às informações de suas remessas, enquanto as unidades agregadoras poderão visualizar as informações das unidades sob sua responsabilidade. Caso ocorra a troca do gestor da UG, o sistema emitirá um alerta ao novo gestor, indicando que a integração está ativa e permitindo a renovação das credenciais de acesso às APIs.
Você pode utilizar o ambiente de validação para testar a API. É importante observar que os dados presentes nesse ambiente não correspondem aos dados do ambiente de produção, que é o ambiente utilizado para enviar as remessas de dados. No entanto, esse ambiente permite testar todas as funcionalidades. Para identificar os dados disponíveis no ambiente de validação, recomendamos consultar as telas de remessa a fim de validar os resultados da API.
Bora testar o novo recurso e economizar tempo no envio das informações ao TCE-ES?