Como criar e consultar manifestação
A Ouvidoria é um setor responsável por ouvir o cidadão e jurisdicionados. Sua função principal é ajudar nas soluções de problemas que não foram resolvidos por meio dos canais tradicionais, recebendo sugestões de melhorias e até mesmo elogios pelos serviços prestados.
Nesta documentação, você descobrirá como criar e consultar uma manifestação através do Portal Institucional do TCE-ES.
1. Acesse o Portal Institucional do TCE-ES;
2. Vá em Institucional > Ouvidoria;
3. No menu lateral, clique em Conta pra gente e depois em Conta pra gente;
Figura 01 – Localização do site “Conta pra gente”
4. Na nova janela que se abriu, serão exibidos os tipos de manifestações que podem ser criados. Selecione a opção desejada e insira as informações solicitadas pelo sistema (cada opção requer diferentes dados);
Figura 02 – Tipos de manifestação disponíveis
5. Você pode criar uma manifestação de forma anônima ou informando os seus dados pessoais;
Figura 03 – Página de identificação
Porém, caso decida não inserir esses dados, impossibilitará a equipe da Ouvidoria de realizar contato para, por exemplo, adquirir mais informações sobre a manifestação.
6. Após detalhar o motivo da manifestação e clicar em Enviar manifestação, será gerado um código que poderá ser utilizado para consultar a manifestação.
Figura 04 – Tela do código gerado
1. Acesse novamente a opção Conta pra gente no Portal Institucional do TCE-ES, e, em seguida, selecione a opção Consulta de manifestação;
Figura 01- Localização da opção “Consulta de Manifestação”
2. Insira o código da manifestação (gerado ao fim da criação);
3. Serão exibidos os dados da manifestação. Na guia Resposta do TCEES haverá a resposta acerca da manifestação;
Figura 02 – Dados da manifestação
Caso o usuário não possua uma conta no sistema, será preciso que ele crie uma com o mesmo CPF utilizado na criação da manifestação.
Para que você consiga complementar uma manifestação, basta:
1. Acesse ao Portal Institucional do TCE-ES;
2. Vá em Institucional > Ouvidoria;
3. No menu lateral, clique em Conta pra gente e depois em Conta pra gente;
4. Selecione a opção de Complementação manifestação anterior;
Figura 01 – Localização da opção “Complementação manifestação anterior”
5. Inserir o código da manifestação (gerado no momento da criação) que esteja aguardando complementação;
6. Adicionar a complementação no campo de texto e clique em Enviar complementação;