Como enviar a remessa?
1. Entre no sistema CidadES;
2. Clique em Pessoal;
3. Clique na opção Concessão de Benefícios.
Figura 01 – Localização da opção “Concessão de Benefícios”
4. Clique na opção Enviar remessa, para enviar o XML. Caso a UG não possua atos de concessão de benefícios a serem enviados no mês, clique na opção Declarar remessa vazia.
- Caso escolha a opção Enviar remessa: escolha a pasta zipada e clique em Enviar. O CidadES processará a remessa e, caso necessário, mostrará as inconsistências que devem ser corrigidas;
- Caso escolha a opção Declarar remessa vazia: a remessa ficará na situação Processada livre de impedimento e será gerado o extrato da remessa.
Figura 02 – Localização das opções “Enviar remessa” e “Declarar remessa vazia”
5. Quando a remessa estiver na situação Processada livre de impedimento, será liberada a aba Pontos de Controle. Caso haja pontos de controle a serem justificados, analise cada um deles e apresente as justificativas.
Figura 03 – Localização da aba “Pontos de controle”
6. Após a verificação dos pontos de controle, é necessário homologar os extratos gerados na aba Homologação. O Gestor da UG e pelo Gestor de Concessão de Benefícios deverão conferir e assinar os documentos.
7. Após a homologação, o status da remessa passará para Homologada e o envio estará finalizado.
8. O sistema CidadES irá autuar automaticamente os processos de aposentadoria, de acordo com as informações enviadas na remessa, e irá encaminhá-los para o setor responsável pela análise.