Cuidados com a senha
A regra é, não compartilhe sua senha em hipótese alguma. É por ela que você tem acesso a diversos serviços pessoais e profissionais, como os sistemas do TCE, por exemplo. Ao compartilhar a senha, você acaba criando uma vulnerabilidade.
É muito comum nos atentarmos somente ao ambiente digital quando falamos de CyberSegurança, porém muitos ataques ocorrem no ambiente físico! Criminosos utilizam-se de engenharia social para capturar senhas e dados, evite ao máximo escrever suas senhas em anotações, cadernos e bloco de notas.
Atualmente podemos contar com plataformas gratuitas e seguras que fazem o armazenamento e segurança de senhas. Neste nicho, podemos citar o LastPass, uma plataforma segura e gratuita que dispões de um cofre de senhas, onde é possível escrever suas senhas de forma segura, evitando perdas e/ou esquecimentos.
Um dos erros de segurança mais cometidos pelas pessoas é o uso de senhas fracas, como sequências numéricas ou palavras que remetem a algo do cotidiano, além da reciclagem de senhas, quando o uso da mesma senha se expande para diversos sites, sejam de compras, redes sociais ou aplicativos bancários.
Para mitigar este problema é possível contar com sites e aplicativos que geram senhas aleatórias e que atendem os requisitos de segurança industrial.
Você pode pegar uma frase longa, que tenha um significado para você e será fácil de lembrar, e realizar algumas modificações nela.
Por exemplo:
A frase “Eu gosto de pizza” pode ser substituída por “EUG0st0dePizz4!”, utilizando letras maiúsculas e minúsculas, acrescentando um caractere especial e trocando algumas letras por números.
Ao invés de criar uma senha pequena e complexa, você pode criar uma senha longa, que é mais eficiente, principalmente se for composta de caracteres aleatórios.
Se você está utilizando computadores fornecidos pelo Tribunal:
1. Acesse a VPN;
2. Pressione as teclas CTRL + ALT + DELETE;
3. Clique na opção Alterar uma senha;
4. Em seguida:
-
- Digite a senha antiga;
- Digite a nova senha. Essa senha deve atender aos seguintes critérios:
- 8 ou mais caracteres;
- Pelo menos 3 dos seguintes critérios:
- Letra maiúscula;
- Letra minúscula;
- Número;
- Caracteres especiais (!#*)
- Repita a nova senha;
5. Clique no ícone para alterar a senha;
6. A partir de agora, utilize essa nova senha para acessar os sistemas dos TCEES. O Teams e o Outlook podem solicitar que você digite as credenciais novamente.
Se você está com computador particular:
1. Entre no Acesso Identificado, utilizando seu CPF e a senha que utiliza nos sistemas do Tribunal;
2. No canto superior direito: clique sobre o seu nome e depois em Alterar minha senha;
3. Digite a senha atual;
4. Crie uma nova senha. Essa senha deve atender aos seguintes critérios:
-
- 8 ou mais caracteres;
- Pelo menos 3 dos seguintes critérios:
- Letra maiúscula;
- Letra minúscula;
- Número;
- Caracteres especiais (!#*).
5. Caso sua senha cumpra os requisitos necessários, será habilitado o botão Alterar. Após clicar em Alterar, uma mensagem será mostrada no canto inferior esquerdo informando que a senha foi trocada.
6. A partir de agora, utilize essa nova senha para acessar os sistemas dos TCEES.