O que é a Autenticação em duas etapas?
Como vocês já devem ter ouvido falar, o ransomware é um tipo de programa malicioso que pode adulterar os arquivos do computador e exigir um resgate em dinheiro para que as informações possam ser recuperadas.
Infelizmente, esse tipo de ataque tem se tornado cada vez mais comum em empresas e órgãos públicos e pode causar sérios prejuízos, incluindo a perda de dados importantes, perda de tempo e de dinheiro, gastos na recuperação e reparação dos sistemas e até mesmo danos à nossa reputação.
Para proteger nossos dados, é importante que todos nós adotemos medidas de segurança adequadas. Uma dessas medidas que está sendo implantada no Tribunal de Contas do Espírito Santo é a aplicação da Autenticação Multifator em nossas contas de acesso à rede.
A Autenticação Multifator é uma camada adicional de segurança que requer a apresentação de mais de uma forma de identificação para acessar um sistema. Por exemplo, pode ser necessário digitar uma senha e inserir um código enviado por mensagem de texto ao seu celular para entrar em uma conta. Você provavelmente já usou algo parecido no whatsapp ou no instagram.
Ao implementar a Autenticação Multifator, aumentamos significativamente a segurança da nossa rede e tornamos mais difícil o acesso dos criminosos cibernéticos. A Autenticação Multifator é uma das formas mais eficazes de nos protegermos contra o roubo de credenciais e a adulteração dos nossos dados.
Para diminuir impactos e podermos prestar um melhor atendimento, a configuração da Autenticação Multifator nas contas dos servidores do TCEES será feita gradativamente, setor a setor.
Ao acessar alguns serviços como o Teams, OneDrive ou outros aplicativos do Microsoft 365, você precisará passar por uma segunda etapa de autenticação. Isso significa que, além de inserir seu login e senha, será necessário baixar e configurar o aplicativo Microsoft Authenticator para liberar o seu acesso. Esta etapa de autenticação também já está habilitada para o acesso à VPN.
Se você tiver alguma dificuldade para acessar nossos sistemas após a implantação da Autenticação Multifator, entre em contato com a equipe de TI do NATI. Estaremos à disposição para orientar e ajudar a solucionar o problema.
Lembre-se: a segurança do TCE-ES é responsabilidade de todos nós. Vamos trabalhar juntos para proteger nossa rede de computadores contra ataques de ransomware e outros tipos de ameaças cibernéticas.