Prompt
As ferramentas de inteligência artificial facilitam muitas atividades. A IA consegue te ajudar a produzir conteúdo, revisá-los, resumi-los e várias outras coisas. Mas para conseguir fazer isso com sucesso, é necessário formular boas perguntas.
As perguntas ou comandos enviados para a IA são chamados de prompts. Eles são instruções que damos à IA para que ela possa nos entender e realizar a tarefa.
Assim como em uma conversa com outra pessoa, quanto mais clara e específica for a pergunta, melhor será a resposta. A ferramenta será o seu assistente pessoal que conhece tudo: com instruções claras e com o maior número de informações possíveis, melhor será a qualidade do trabalho que ele entregará!
Para ter um bom prompt:
- Seja claro e objetivo: use uma linguagem direta e evite ambiguidades. Não utilize sarcasmos ou ironia.
- Forneça um contexto: Ofereça informações relevantes para a IA compreender o objetivo da pergunta. Se você estiver trabalhando com dados relacionados a um processo específico, explique o contexto desse processo antes de formular sua pergunta.
Agora vamos para a prática! O prompt “Me fale sobre o processo de auditoria do TCE-ES” é bom ou ruim?
Ao analisar o texto percebe-se que ele é amplo e vago. Além disso, ele não possui um contexto ou objetivo claro. Portanto, é um prompt ruim.
E como podemos melhorá-lo? Será necessário fornecer mais informações e contexto para a IA. Uma sugestão é: Estou preparando um relatório sobre as melhores práticas de auditoria utilizadas pelo TCE-ES. Poderia me fornecer uma visão geral das principais diretrizes e metodologias que eles adotam?
No prompt melhorado, a inteligência artificial conseguirá identificar a especificidade (“estou preparando um relatório”), o contexto (“relatório sobre as melhores práticas de auditoria”), objetivo (“preparar um relatório”) e detalhes (“diretrizes e metodologias”).
E lembre-se, utilizar a IA é como abrir um chamado: quanto mais informações relevantes você fornecer, melhor será o resultado!
Artigos Relacionados