Sobre o uso do Roteador de Internet
Muitas pessoas acham que para aumentar a velocidade da conexão com a internet, é preciso contratar um plano mais rápido. No entanto, existem outras formas sem ter de procurar um plano mais caro e com mais banda. É possível utilizar algumas técnicas e softwares capazes de otimizar sua conexão.
Para aproveitar melhor o link de internet, além da escolha de bons equipamentos, é preciso levar em consideração alguns cuidados essenciais para se obter a melhor qualidade do sinal do Wi-fi.
Confira algumas dicas:
O protocolo wireless disponível nos roteadores mais modernos pode atingir cerca de 400 metros de distância em ambiente aberto. Na prática, esse alcance é significativamente menor por causa de obstáculos e interferências.
Em locais com diversos ambientes separados por paredes, o ideal é recorrer a um repetidor de sinal. Esse dispositivo deve ser instalado na posição em que o sinal original chega com a melhor intensidade. Como saber qual é? Em qualquer aparelho que conecte na rede wireless, verifique o ícone que indica a intensidade do sinal.
É possível avaliar facilmente a qualidade do sinal e a velocidade da internet usando aplicativos no celular. Pode-se destacar o aplicativo gratuito Fing: Ferramenta de redes, disponível para Android e IOS.
O Fing é um aplicativo completo e gratuito, com diversas funcionalidades: ele exibe as redes disponíveis, a frequência em que elas estão operando, a quantidade de usuários conectados à rede, a qualidade do sinal, além das velocidades de download e upload. O ponto forte do app é a sua simplicidade, que dispensa conhecimentos avançados para interpretar os resultados apresentados no diagnóstico.
Para utilizar esse app, siga os seguintes passos:
1. Baixe o aplicativo em seu smartphone:
Figura 01 – Ícone do aplicativo Fing na “App Store” e “Play Store”
2. Abra o aplicativo e selecione a opção Ferramentas, e clique em Executar teste de velocidade:
Figura 02 – Localização da opção “Executar teste de velocidade”
3. Após selecionar essa ferramenta, aguarde a conclusão do teste:
Figura 03 – Teste de velocidade de rede
A frequência de 2,4 GHz é mais antiga, usada em telefones sem fio, controle remoto de garagem e no roteador de internet.
Por ser a mais comum no mercado, é preciso avaliar a quantidade de dispositivos ligados simultaneamente numa mesma área e que operam nessa frequência, pois pode haver interferência e comprometer a qualidade do sinal. Em condições ideais, o Wi-fi de 2,4 GHz suportará taxas de transferência entre 450 Mbps ou 600 Mbps, dependendo da classe do roteador.
Para entender melhor o que representam na prática essas taxas de velocidade, podemos ver as configurações necessárias para assistir um filme em HD via streaming. Nessa definição, é necessário contar com uma conexão banda larga de 5 Mbps; já em Ultra HD é preciso contar com uma velocidade de conexão banda larga de no mínimo 25 Mbps.
Para avaliar o desempenho da rede, também é preciso levar em consideração a quantidade de dispositivos conectados simultaneamente ao roteador e o tipo de atividade que será realizada.
Já os roteadores que operam na frequência de 5 GHz suportarão downloads de até 1.300 Mbps. Mas um equipamento com essa configuração geralmente é instalado em ambiente corporativo, que tem maior demanda por dados.
Não existe uma frequência melhor do que a outra, mas em alguma delas pode existir uma configuração mais indicada para o seu ambiente. Nesse caso, é necessário avaliar a qualidade do sinal, o tamanho do ambiente, a quantidade de equipamentos que operam na mesma banda e a necessidade de alcance da transmissão.
O roteador deve estar posicionado num local livre de obstáculos, preferencialmente no cômodo onde a rede será acessada na maior parte do tempo. Quanto mais escondido o aparelho estiver, menor será o alcance do sinal e a estabilidade da conexão.
A altura em que ele for posicionado também contribui para uma melhor propagação do sinal: mais alto é melhor, mas o que prevalece é a ausência de obstáculos.
Artigos Relacionados