O procurador-geral de Contas Luis Henrique Anastácio da Silva foi empossado para mais dois anos à frente do Ministério Público Especial de Contas (MPEC), em sessão especial realizada na tarde desta terça-feira (11). Em seu discurso de posse, Anastácio afirmou que não medirá esforços para o aprimoramento da gestão institucional implantada no primeiro mandato.
Anastácio comandará o MPEC no biênio 2014-2015 e lembrou que tomou posse no cargo de procurador de Contas há exatamente quatro anos e que nesse período o MPEC tem buscado se aprimorar para resolver as inquietudes da sociedade. Uma das novidades da nova gestão, no campo administrativo, será a criação de um núcleo de acompanhamento de execução de acórdãos e dos prazos processuais no âmbito do TCE-ES.
O procurador citou que, no campo operacional, continuará intensificando as parcerias com os demais órgãos do Ministério Público e entidades públicas, para promover a racional fiscalização dos recursos públicos e aprimoramento dos serviços prestados à sociedade capixaba. Já em relação à transparência, o procurador-geral destacou que o MPC buscará facilitar o acesso aos dados e informações geradas no âmbito público, com vistas a permitir a instrumentalização do controle social.
A necessidade de planejamento dos órgãos públicos para evitar gastos desnecessários e eventuais irregularidades no uso de recursos públicos também foi destacada por Anastácio, ao discursar com foco nos gestores. “Temos conhecimento das dificuldades vivenciadas, provocadas pela queda da arrecadação tributária e pelas chuvas que atingiram grande parte dos municípios no final de 2013. Tanto um quanto o outro não podem ser entendidos como fatos imprevisíveis. Portanto, planejamento e projetos detalhados são essenciais na condução de uma administração eficaz e eficiente”, alertou.
A solenidade de posse contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço; da secretária estadual de Controle e Transparência, Angela Silvares; do procurador de Justiça Fábio Vello, representando o Ministério Público do Espírito Santo (MPES); do defensor público geral, Gilmar Alves Batista; além de parlamentares e familiares do procurador-geral. A filha de Anastácio, Maria Luísa, de oito anos, acompanhou o pai na assinatura do termo de posse.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866