O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) aprovou, na sessão plenária realizada no último dia 22, o Plano Anual de Ações Educacionais (PAAE) para o exercício 2022. Com a finalidade de otimizar as ações de capacitação, serão atendidas, primeiramente, “lacunas” nas áreas de relação de conhecimentos, legislações, documentos institucionais e ferramentas tecnológicas.
“A Escola de Contas está tendo um papel fundamental, não só na capacitação e treinamento dos servidores e jurisdicionados, mas também no despertar da sociedade para o fortalecimento da democracia, cidadania, ética e Controle Social. Através dos cursos e palestras transmite conhecimento e informações para melhorar a fiscalização e o controle dos gastos públicos”, ressaltou o conselheiro-diretor da Escola, Luiz Carlos Ciciliotti.
Público interno
O Plano prevê que serão desenvolvidas competências técnicas em Auditoria Governamental, Auditoria Operacional, Capacidade de articulação e elaboração de documentos (coesão e coerência), Capacidade de articulação jurídica, Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/2021), Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei Geral de Proteção de Dados, Lei Orgânica do TCE-ES, entre outras.
As competências comportamentais que serão estimuladas para todos os servidores do TCE-ES são voltadas para foco em resultados, atuação estratégica, trabalho em equipe, orientação para inovação e mudança, autodesenvolvimento e relacionamento interpessoal.
Já competências gerenciais (de liderança) vão desde a análise de cenários e tendências a técnicas de gerenciamento de conflitos.
Serão trabalhadas ainda competências necessárias para gerenciar e colaborar no trabalho remoto, explorando técnicas de liderança e gestão à distância, formatos híbridos e distribuídos, ferramentas e processos digitais, melhoria da produtividade e rotinas, além de outras.
Público externo
O público externo também está contemplado no PAAE, para o qual estão previstas competências técnicas que visam estimular o desenvolvimento em administração financeira e orçamentária, contabilidade pública, controle interno, governança e compliance, por exemplo.
Projetos especiais
Será ofertada uma série de cinco projetos visando atender objetivos específicos que poderão ser realizados em parceria com outras instituições. Nesse rol, um destaque é a participação no projeto GT-QUALIC. O GT-QUALIC, que visa a promoção da qualidade da informação contábil do módulo de Contas do sistema CidadES, por meio da verificação da confiabilidade das informações geradas pelo sistema e, entre outros objetivos, socializar as boas práticas do TCE-ES relativa à temática contabilidade aplicada ao setor público.
A Escola de Contas Públicas Mariazinha Velloso Lucas (ECP) contribuirá para esse projeto na condição de responsável pela condução do processo de credenciamento dos representantes qualificados para participação no grupo consultivo GT-Qualic. Esse processo de qualificação ocorrerá por meio de edital disponibilizado a todos os contadores públicos vinculados aos jurisdicionados do estado do Espírito Santo.
Trilha em Análise de Dados
Considerando que o uso da análise de dados permite o alcance de uma maior eficiência e eficácia nas atividades ligadas a auditoria, o Plano de Ações Educacionais envolverá a oferta de conhecimento na área de ciência de dados, inteligência artificial, mineração de dados e big data. Dentre os cursos que farão parte dessa trilha de aprendizagem estão as disciplinas de estatística e o uso de ferramentas específicas, tais como o excel e softwares estatísticos.
A trilha abordará conhecimentos como introdução à análise de dados para auditoria; tableau; estatística aplicada ao controle externo (do básico ao avançado); excel aplicado ao controle externo e ferramenta de Bussiness Inteligence (BI).
Confira na íntegra o Plano Anual de Ações Educacionais (PAAE) 2022.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866