Membros da diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), conselheiros, auditores e dirigentes do Instituto Brasileiro de Auditoria em Obras Públicas se encontraram hoje na sede do Tribunal de Contas do Espírito Santo para uma reunião de trabalho.
Após receber as boas-vindas do anfitrião e presidente do TCE-ES, conselheiro Domingos Taufner, o presidente da Atricon, conselheiro Valdecir Pascoal, explicou sucintamente o andamento das principais ações estratégicas da entidade, em especial as de aplicação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC).
Trata-se de ferramenta de fácil aplicação, com a finalidade de fortalecer o sistema nacional de controle externo e contribuir para que os Tribunais de Contas aprimorem qualidade e agilidade de auditorias e de julgamentos, valorizando o controle social e oferecendo serviços de excelência.
Em sequência, o vice-presidente da Atricon, conselheiro Carlos Ranna, destacou o curso das ações e os primeiros resultados da Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo (InfoContas), segundo o plano de trabalho em vigor.
Ele considerou especialmente a implantação de um laboratório de inteligência, em parceria com a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), a comunicação entre as unidades de informações estratégicas; o acesso e a disposição da base de dados de interesse comum, entre outros.
Presente à reunião de trabalho, a presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria em Obras Públicas (Ibraop), auditora Narda Consuelo Neiva Silva (TCE-MT), tratou com a direção da Atricon do interesse de sua entidade em conseguir mais apoio com a finalidade de aprimorar a auditoria em obras públicas no país.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866