O auditor de controle externo e coordenador do núcleo de edificações do TCE-ES, Guilherme Bride, foi um dos debatedores do projeto “Confraria do Controle”, realizado virtualmente na última terça-feira (3) pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA).
O evento teve como tema “Fiscalização em Obras Públicas”, e Bride, que também é Diretor de Comunicação do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), abordou sobre o uso de drones nas fiscalizações, e se o equipamento representaria o fim da presença física do fiscal nos canteiros.
Segundo o auditor, o Ibraop é um entusiasta do uso de novas tecnologias. “O drone, em um voo de 30 minutos, percorre uma área muito grande e consegue fazer medições nos canteiros de obras e ficar com o registro. O modelo em 3D fica disponível inclusive para a defesa, o jurisdicionado. E as medições são georreferenciadas”, destacou.
Ele explicou, contudo, que o uso deste tipo de drone não é tão simples. Ele exige registro na Anac, e é preciso fazer uma solicitação para cada voo. Há também o risco da obsolescência dos equipamentos. No entanto, de forma geral, o custo do investimento compensa, diante da possibilidade de fiscalizar obras com grande volume de recursos envolvidos.
Além disso, os órgãos têm a opção de comprar o drone, os equipamentos e treinar uma pessoa, ou de contratar o serviço.
“O drone tem a capacidade de reduzir o retrabalho. Há muitos casos que é preciso voltar à obra, pois durante a análise o engenheiro viu que faltou alguma medição. No drone você simplesmente entra no software, onde tem aquele modelo em 3D, e confere aquela medida. As fiscalizações são mais rápidas, vamos passar menos tempo em externa. Considero que todo tribunal deveria ter e basta que contorne as dificuldades”, pontuou.
No evento, também foram debatidos os temas do conflito entre “fiscalização x auditoria”, e “fiscalização x análise de investimentos”. Além de Bride, a mesa de debate foi composta pelo auditor de infraestrutura do TCM/BA, Dimas Sousa; pelo auditor de controle externo e presidente da AudTCM/SP, Fernando Morini e pelo auditor de controle externo e presidente da AudTCU, Nivaldo Dias.
Assista a mesa de debates na íntegra aqui.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866