A auditora de Controle Externo Ana Emília Thomaz, do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), apresentou, na tarde desta quarta-feira (31), as informações do painel de Saneamento Básico, desenvolvido pelo Tribunal. A apresentação foi feita para servidores e diretores da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).
A exposição aconteceu durante o lançamento do Programa de Prevenção, Redução e Controle de Perdas de Água da Cesan. Em sua fala, Ana Emília, que é a coordenadora do Núcleo de Controle Externo de Meio Ambiente, Saneamento e Mobilidade Urbana (Nasm), parabenizou as iniciativas da empresa para reduzir as perdas e melhorar a oferta do serviço. “Fazer esse controle de perdas significa ter recursos disponíveis para mais investimentos”, resumiu.
A auditora também falou sobre a atuação do TCE-ES sobre o assunto. “O Tribunal vem acompanhando as questões do Marco do Saneamento antes mesmo das alterações de 2020. Já fizemos fiscalizações em 2021, 2022, 2023, além de termos lançado o painel do Saneamento”, disse.
O painel
Fazendo uma apresentação detalhada do painel de Saneamento Básico, Ana Emília ressaltou que o TCE-ES tem analisado a política de saneamento como um todo – fiscalizando não só indicadores, como investimentos realizados, a execução da política de saneamento e responsabilidades dos prestadores de serviços e municípios.
A coordenadora do Nasm também mostrou a visão geral do Painel, mostrou o passo a passo para que os interessados busquem as informações por municípios, por região, tipo de prestador, entre outros filtros e possibilidades existentes. “Nosso objetivo com esse painel é dar mais transparência para o saneamento básico, auxiliar os gestores e a população no acompanhamento da evolução, além de possibilitar mais assertividade às fiscalizações e acompanhamentos feitos pela Corte”, concluiu a auditora.
Logo após, Ana Emília ficou à disposição dos servidores para tirar dúvidas sobre o assunto.
O programa
O Programa de Prevenção, Redução e Controle de Perdas de Água da Cesan consiste em uma série de ações interdisciplinares para reduzir o desperdício de água tratada. “Para uma empresa de saneamento esse é um assunto estratégico e que deve ser tratado de forma multidisciplinar”, disse a diretora de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Katia Muniz Coco.
Na sequência, outros servidores da empresa detalharam as ações que devem ser executadas até 2027 para que os objetivos sejam alcançados.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866