Na tarde da última quinta-feira (26), auditores da Secretaria Geral de Tecnologia da Informação (SGTI) e do Núcleo de Desestatização e Regulação (NDR) do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) receberam servidores do TCE de São Paulo (TCE-SP) para troca de experiências relativas à fiscalização de processos de desestatização e para apresentar o Painel de Concessões Comuns e PPP, ferramenta desenvolvida pela corte capixaba.
Em relação ao Painel, a visita do Tribunal de Contas paulista teve como objetivo conhecer o processo de construção e manutenção da ferramenta, a fim de produzir uma plataforma semelhante no TCE paulista.
Recebido pelos auditores Guilherme Abreu, Eric Casagrande, José Carlos Campana e Henrique Rezende, os visitantes puderam entender como funciona a dinâmica de coleta e compartilhamento de dados na rotina de fiscalizações que alimentam o Painel.
No início da conversa, o coordenador do NDR, Guilherme Abreu, explicou que a execução da plataforma depende de diversos profissionais envolvidos nas operações.
“A criação do software e o seu funcionamento atualizado depende de profissionais de diversas áreas, como contabilidade, administração, economia e Tecnologia da Informação”, explicou.
Durante a reunião, os servidores das duas Cortes de Contas discutiram e compartilharam experiências relacionadas às fiscalizações e monitoramento de concessões comuns e PPPs, bem como, as melhores maneira de abordá-las em ferramentas como o Painel, de modo a facilitar o entendimento do cidadão comum.
“Com o painel, nós conseguimos melhorar o diálogo com os gestores municipais, bem como, com a população, de maneira a mostrar como o TCE-ES atua, popularizando assuntos como a concessão”, destacou Guilherme.
Os colegas também puderam compartilhar erros e acertos na construção de uma ferramenta como o Painel, de forma a evitar possíveis problemas que podem ser enfrentados.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866