Encerrado no final da manhã desta sexta-feira (17/05), a 15ª edição do Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Sinaop), realizado no Itamarty Hall, em Vitória, deixou uma impressão positiva para os participantes. Reunindo profissionais de controle externo estrangeiros e de todos os Estados do Brasil, o evento foi apontado como uma oportunidade para troca de experiências e aprendizado.
A engenheira moçambicana Michela Paulo, que foi uma das conferencistas, elogiou a escolha dos temas abordados. Para ela, a oportunidade de conhecer as ações de controle aplicadas no Brasil e em outros países foi um dos destaques. “Estamos estruturando nossos órgãos de controle. Foi muito positivo aprender os desafios e as iniciativas de instituições mais antigas”, avaliou.
O representante do Tribunal de Contas de Roraima, Érico Veríssimo, destacou a organização do evento: “já participei de três edições do Sinaop e a experiência de Vitória, na minha avaliação, foi a mais organizada. Isso demonstra amadurecimento”.
Opinião semelhante tem o auditor Caio Loureiro do TCE do Amapá, que pontuou as visitas técnicas realizadas nas obras capixabas como o ponto alto do Simpósio. “Estou surpreso com o desenvolvimento e debate dos temas, destaco também a escolha da cidade. Vitória é muito bonita”.
Representando o Tribunal de Contas cearense, o auditor Marcel Albuquerque destacou os mini-cursos e as conferências internacionais realizados durante o evento. “Foi uma participação muito enriquecedora. O Simpósio trouxe experiências que podem ser aplicadas de fato”, frisou.
Realizado entre os dias 13 e 17 de maio, o Sinaop teve como tema “Obra Pública – Compatibilizando qualidade, preço e prazo”. Durante os dias do evento, além da discussão de questões como a fiscalização prévia das obras, foram apresentadas ações inovadoras implantadas por órgãos de controle público do Brasil de países como Alemanha, Moçambique, Estados Unidos e Equador.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866