Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) homenagearam o presidente do Conselho de Administração da Rede Gazeta de Comunicações, Cariê Lindenberg, na abertura da Sessão Plenária, realizada na tarde desta terça-feira (06). O empresário faleceu neste mesmo dia, durante a madrugada.
O presidente da Corte, conselheiro Rodrigo Chamoun, enfatizou uma memória afetiva e forte dos capixabas ao lembrar de Cariê. “A música Devaneio, de composição de Cariê, que fazia abertura e fechamento da programação da TV Gazeta. Música cria link forte com a época. Então, as lembranças são muito boas. Gostaria de homenagear lembrando dessa música”, enfatizou. Chamoun, em mensagem de pesar enviada à Rede Gazeta, ainda destacou que “Cariê teve um papel fundamental na defesa do jornalismo e da liberdade de expressão” e afirmou que o empresário, escritor e músico deixou “um legado imensurável para todos os capixabas”.
Na sessão, o primeiro a registrar sobre a notícia do falecimento de Cariê foi o conselheiro Sergio Aboudib.
“Um empresário dinâmico, um artista versátil, músico, escritor, além de ser um democrata de escol. Tive oportunidade de conviver, visitá-lo algumas vezes, quando eu era Secretário da Casa Civil. Ele já estava aposentado, e gostava muito de histórias. O meu avô paterno, Lauro Ferreira Pinto, tinha sido presidente da Assembleia, quando seu pai era governador. E ele trabalhava com o pai. Contava muitas histórias”, lembrou. O conselheiro destacou também que o empresário era muito simples e bem-humorado.
Cartola
Em seguida, foi a vez do conselheiro Carlos Ranna falar, se filiando à homenagem de Aboudib.
“Fico a imaginar um diálogo entre o saudoso Cariê e Cartola. Cariê tem uma frase muito bonita, num livro dele, onde dizia que via a vida como uma rosa. Fico imaginando Cariê dizendo isso para Cartola: “Cartola, eu vejo a vida como uma rosa”. Ao que Cartola emendaria: “As rosas não falam, Cariê. Mas inspiraram sua poesia e sua linda trajetória de vida. E, ao final deste diálogo, Cartola diria: seja muito bem-vindo ao céu dos compositores, dos amantes dos livros e das letras”, acrescentou.
Por sua vez, o vice-presidente do TCE-ES, Domingos Taufner, também se associou às falas dos conselheiros Aboudib e Ranna. “É uma justa homenagem ao Cariê, que dentre os vários trabalhos que fez fundou uma empresa de comunicação que atua de maneira independente e, com isso, presta grande serviço à sociedade capixaba. É uma grande perda para o nosso estado”, frisou.
O conselheiro Sergio Borges se alinhou às palavras dos demais, expressando o seu sentimento de pesar a família Lindenberg. “Registro aqui a competência e carinho com que Cariê comandou a Rede Gazeta, com muita imparcialidade. Fica o nosso abraço. Cariê vai marcar sempre a história da imprensa do Espírito Santo”, assinalou.
Democracia
Dando prosseguimento às homenagens, o conselheiro Rodrigo Coelho destacou a importância de Cariê no exercício da democracia.
“Nesse tempo em que vivemos momentos difíceis, às vezes até em ameaça a nossa democracia, é muito triste para todos nós perdermos pessoas que podem refletir sobre nossa democracia, nosso estado de direito, sobre os diretos das pessoas, que primou pela atuação livre da imprensa para bem comunicar a população capixaba. Deste modo, me solidarizo com toda a família, fazendo minhas as palavras dos conselheiros Aboudib e Ranna, para prestar minha homenagem e deixar meus sentimentos à família”, salientou.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do TCE-ES
(27) 98159-1866
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866