O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), conselheiro Rodrigo Chamoun, cobrou a contribuição dos 78 prefeitos capixabas para que haja o cumprimento efetivo da quarentena determinada pelo governo do Estado neste mês de março, por 14 dias, e os alertou que os órgãos de controle estarão atentos a condutas locais que prejudiquem a medida estadual neste período de risco extremo da pandemia.
O conselheiro participou, nesta quarta-feira (17), da reunião virtual realizada pelo governador, Renato Casagrande, com os chefes de Poderes do Estado e os prefeitos municipais para detalhar as ações a serem tomadas pelas prefeituras. O encontro teve representantes de 63 municípios.
“Quero fazer um alerta contundente: no Estado não haverá espaço para prefeitos negacionistas, para prefeitos anti-ciência, ou sabotadores. Aqueles que fizerem estas opções sofrerão consequências dos órgãos de controle. Pois não podemos confundir a cabeça da população. Agora é hora de atuar com coragem, com informações claras e com o exemplo”, disse.
“Em momentos extremos a maior qualidade é a coragem, e coragem, neste momento, é cumprir o decreto estabelecido, estudado, debatido e assinado pelo governador”, frisou.
O decreto 4838-R, que estabelece as medidas extraordinárias para o enfrentamento da crise da Covid-19, foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (17).
Chamoun também destacou o Tribunal de Contas continuará debruçado sobre duas importantes tarefas nesse início de ano: o monitoramento do setor de educação e também ao setor que está cuidando da imunização nos municípios. Casagrande citou que houve a chegada de mais 84.600 doses da vacina Coronavac em Vitória nesta quarta-feira (17), doses que começarão a ser enviadas aos municípios para ser destinadas à continuidade da vacinação dos idosos de 75 a 79 anos e trabalhadores da saúde. O presidente do TCE-ES lembrou aos prefeitos a necessidade de acompanhar a imunização.
“Nossos auditores foram a campo, e o relatório ainda não está terminado. Mas é importante que prefeitos e secretários de saúde acompanhem a vacinação pessoalmente, inclusive o modo de armazenamento das vacinas”, afirmou Chamoun.
Veja abaixo a fala na íntegra.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do TCE-ES
(27) 98159-1866
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866