Os cidadãos ganharam uma valiosa ferramenta de transparência de informações fiscais e econômicas dos municípios capixabas. Inteiramente desenvolvido por servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), o CidadES – Controle Social torna público e com linguagem acessível informações da base de dados da Corte. O lançamento da ferramenta foi realizado na tarde desta segunda-feira (12) em evento de orientação a prefeitos eleitos, no auditório do TCE-ES.
É possível, por exemplo, acessar a evolução da despesa e da receita, verificar os indicadores de saúde, educação e pessoal, estabelecer comparativos e visualizar diversos rankings dos dados apresentados. Para o secretário-geral de Controle Externo do Tribunal, Rodrigo Lubiana Zanotti, o mecanismo fomenta o diálogo, aproxima o cidadão da administração pública e, ainda, permite que o próprio gestor conheça a situação de seus vizinhos.
“Essa ferramenta é um divisor de águas, tornando transparente, em linguagem acessível, os dados fiscais e econômicos dos municípios. Por ela, o Tribunal disponibiliza sua base de dados de forma com que o cidadão compreenda a informação. Isso potencializa o controle e contribui para a consciência política“, afirmou Zanotti.
Zanotti apresentou quais serão as futuras atualizações do sistema, como a inclusão de informações das unidades gestoras estaduais, o controle de contratações públicas, de folha de pagamentos, de receitas públicas, de atos de admissão de pessoal, de ordem cronológica de pagamentos, dentre outras.
O CidadES é o sistema pelo qual os jurisdicionados encaminham as prestações de contas e demais dados ao Tribunal, formando uma grande base de dados. É uma plataforma composta por módulos integrados que oferecem funcionalidades como recebimento de dados, análise automatizada, notificação aos gestores e emissão de relatórios para auxiliar auditorias. A informatização da prestação de contas permitiu o controle de inconsistências formais, identificando possíveis equívocos já no momento de envio dos dados, permitindo que o gestor corrija o problema na origem.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866