Encerrando o sucesso de três dias de evento, o professor e jornalista Clóvis de Barros falou sobre ética e encerrou a programação do II Congresso de Processualística e VI Juris TC’s, na tarde desta sexta-feira (22), no Hotel Golden Tulip, em Vitória. Ele fez um alerta: “construímos para nós uma sociedade da desconfiança. Ninguém acredita em ninguém. E isso não foi obra de nenhuma força externa. Os responsáveis estão aqui reunidos. Somos todos nós”.
Barros prendeu a atenção de todos ao estimular a reflexão de temas importantes para a sociedade como ética e moral. “Não são a mesma coisa”, ratificou. “Moral é alguma coisa que te permite, através da razão, limitar sua consciência e sua conduta de tal maneira que você define aquilo que você se autoriza a fazer. Nada tem a ver com olhar externo, com alguém fiscalizando de fora, com o medo de ser flagrado ou punido. Na moral você não fica com o que não é seu. Uma sociedade regida pela moral é cada vez mais distante de nós”, disse.
Segundo Barros, a ética é a inteligência compartilhada que busca suprir a deficiência da moralidade de cada um. “A ética é uma iniciativa coletiva que busca identificar aquilo que é mais precioso na convivência. Ética é a vitória da convivência contra a canalhice. O que pode agredir a ética é aquilo que agride a convivência. A ética é um saber prático”, explicou.
Outros conceitos abordados por Barros foram:
Angústia: “se ética é liberdade coletiva, é normal que tenhamos medo de errar. E é por isso que existe angustia. Toda vez que você percebe que a vida depende de uma decisão sua, haverá angustia”.
Fidelidade: “uma coerência do discurso de hoje e a pratica. É condição da integridade. Aquele que desrespeita o passado agride suas propostas. A infidelidade compromete a sustentabilidade”.
Clóvis de Barros é jornalista e professor livre-docente na área de Ética da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e coordenador do programa de mestrado da Escola Superior de Propaganda e Marketing.
O evento
O presidente do TCE-ES, conselheiro Sérgio Aboudib, agradeceu a participação de todos no evento. “Foram dias de ricos debates e de trocas de conhecimentos”. O II Congresso de Processualística e VI Juris TC’s começou na quarta-feira (20) e reuniu cerca de 400 pessoas, com representantes de 23 estados. O evento foi uma realização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) em homenagem aos seus 60 anos, comemorados neste domingo (24).
Confira a cobertura fotográfica do evento: https://photos.app.goo.gl/KeBo7EJojFfPb4fg1
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866