Em visita ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) para conhecer as boas práticas implementadas pela Corte em apoio aos municípios e para o fomento do controle interno nos jurisdicionados, a delegação der servidores do Tribunal Administrativo de Moçambique – órgão equivalente ao TC da União – bem como da Agência de Cooperação Alemã participou, na tarde desta terça-feira (12), da sessão ordinária do Plenário.
Em oportunidade de fala aberta ao grupo, o auditor Romão Saúte destacou que a Corte capixaba é exemplo de sucesso na ação de apoio aos municípios e que os dois dias em que estão em solo capixaba já foram valiosos, com grande troca de informações. A comitiva ficará no Espírito Santo até sexta-feira (15) e ainda visitará a Prefeitura de Cariacica – destaque em auditoria do TCE-ES sobre controle interno – e a Secretaria de Controle e Transparência (Secont).
Coordenador da visita, o conselheiro Carlos Ranna destacou a atuação da Corte capixaba que desde 2011 “trabalha arduamente na capacitação dos municípios para a concretização de sistemas de controle interno”. Ele citou o reconhecimento por parte do Banco Mundial (BID), que convidou o TCE-ES a fazer parte de uma comitiva internacional, que resultou em projeto piloto no Espírito Santo, qual seja, o desenvolvimento do modelo de controle interno europeu no Estado. Ao final das falas, o grupo foi presenteado com pequena lembrança entregue pelos conselheiros do TCE-ES.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866