Com o objetivo de servir como fonte de referência aos gestores em seus processos de compra e contribuir para a maior transparência, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) divulga, em link na capa do portal da Corte, o Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (Ceis).
O Ceis é um banco de informações mantido pela Controladoria-Geral da União que tem como objetivo consolidar a relação das empresas e pessoas físicas que sofreram sanções das quais decorra como efeito restrição ao direito de participar em licitações ou de celebrar contratos com a administração pública. Apesar de federal, o sistema conta com dados do Espírito Santo e outros 19 estados.
Ao consolidar dados de várias fontes e traduzir a linguagem técnica para uma estrutura mais acessível, o CEIS aumenta a transparência sobre o assunto. Além disso, para preservar a fidedignidade das informações o CEIS traz a indicação da fonte, o que possibilita ao usuário aprofundar sua consulta caso deseje o contato direto com o órgão sancionador.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866