Teve início na manhã desta quarta-feira (22), em Goiânia/GO, o XXIX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil com o tema “Controle Externo: aprimoramento na adversidade”. O evento acontece até a sexta-feira (24), nas dependências do Tribunal de Goiás (TCE-GO), e reúne membros e servidores das Cortes de Contas do país.
“Os Tribunais de Contas experimentam enormes avanços ao mesmo tempo em que atravessam uma crise institucional. Sob o tema ‘Controle Externo: aprimoramento na adversidade’, estamos reunidos para debater e buscar soluções criativas para esse paradoxo”, disse o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), Valdecir Pascoal, durante solenidade de abertura.
Para o anfitrião do encontro, conselheiro-presidente do TCE-GO, Kennedy Trindade, “debater o controle externo em um contexto de crise, destacando as ameaças, mas principalmente as oportunidades de aperfeiçoamento, certamente contribuirá para o amadurecimento da democracia em nosso país”.
Os conselheiros do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) Carlos Ranna, Domingos Taufner e Rodrigo Chamoun participam do encontro juntamente com técnicos da Corte Capixaba.
O escritor moçambicano Mia Couto fez a conferência magna do congresso, na manhã desta quarta (22). Vencedor de diversos prêmios literários, entre ele o Prêmio Camões, em 2013, Mia Couto é um dos principais autores de língua portuguesa em atividade.
O XXIX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil é promovido de forma conjunta pela Atricon e pelos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios de Goiás (TCE-GO e TCM-GO), em colaboração com o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866