Nos dias 4 e 5 de setembro, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) Rodrigo Coelho participou e palestrou no I Encontro de Controle e Auditoria Interna do Estado do Pará. Na ocasião, Coelho falou sobre a implementação de Controles Internos com base em uma governança organizacional dos Tribunais de Contas.
Realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA) e a Controladoria Geral do Estado do Pará (CGE-PA), o evento teve como tema “Controle e Auditoria Interna no Contexto da Governança Institucional e Gestão de Riscos”.
Durante sua participação, o conselheiro defendeu a fiscalização, por parte dos Tribunais e Contas, da implementação dos Controles Internos dos órgãos públicos, a partir do incentivo da implementação de instrumentos para a gestão de riscos em cada um deles.
“Além de palestrar sobre a implementação de Controles Internos, também procurei fazer uma reflexão sobre a diferença de atuação dos Tribunais de Contas na implementação dos seus controles internos, uma vez que as Cortes de Contas têm uma unidade administrativa para implementar os seus controles e para fiscalizar, por parte do controle externo, o funcionamento dos Controles Internos dos jurisdicionados”, disse.
Rodrigo Coelho coordena um grupo de trabalho que está desenvolvendo o Código de Boas Práticas sobre Governança Organizacional dos Tribunais de Contas, apoiado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).
“O grupo de trabalho o Comitê Técnico de Governança e o Comitê Técnico de Corregedorias, Ouvidorias, Controle Interno e Social, os mesmos nos quais estão reunidos no nosso grupo de trabalho. Nós estamos trabalhando para o Código de Boas Práticas seja um material de apoio para a rede de governança estabelecida pela Atricon, utilizado pelo sistema dos Tribunais de Contas do Brasil”, afirmou.
I Encontro de Controle e Auditoria Interna do Estado do Pará
Com o objetivo promover a troca de experiências e conhecimentos essenciais para o fortalecimento do Controle Interno e aprimoramento das políticas públicas em todo o Brasil, o I Encontro de Controle e Auditoria Interna do Estado do Pará recebeu mais de 500 pessoas para os dois dias de evento.
Além disso, o Encontro buscou estreitar o diálogo entre os jurisdicionados e os órgãos de controles internos e externos, em um ambiente de troca de experiências e conhecimento de ferramentas de governança pública, as quais visam aumentar a qualidade da execução e acompanhamento de programas e políticas públicas desenvolvidas no estado, em benefício da sociedade.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866